quinta-feira, janeiro 8, 2026
InícioBlog do DiárioDestino brasileiro entra na lista do NYT de lugares...

Destino brasileiro entra na lista do NYT de lugares para conhecer em 2026

O The New York Times divulgou nesta terça-feira (6) a tradicional lista “52 Places to Go”, que aponta destinos recomendados para viagens ao longo de 2026. O Brasil aparece no ranking com o Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho, que ocupa a 24ª posição.

REDAÇÃO DO DIÁRIO

Na avaliação do jornal norte-americano, uma visita rápida não é suficiente para dar conta da dimensão do complexo. A publicação ressalta que Inhotim reúne centenas de obras distribuídas em galerias de arquitetura singular, integradas a um vasto jardim botânico, o que transforma o passeio em uma experiência que vai além do museu tradicional.

Outro destaque apontado pelo NYT é a celebração dos 20 anos de abertura ao público, prevista para 2026. Segundo o jornal, a data será marcada por uma programação especial de exposições voltadas à identidade afro-amazônica do Brasil, com a incorporação de novas obras ao acervo. Estão previstas criações de artistas contemporâneos brasileiros e de dezenas de artistas indígenas sul-americanos, que se somarão a trabalhos já consagrados presentes no espaço.

Ao mencionar Inhotim, o jornal também sugere estender a viagem pela região. A capital Belo Horizonte, a cerca de 55 quilômetros do museu, é descrita como um polo gastronômico conhecido pela cena de bares. O NYT ainda recomenda explorar o Parque Nacional da Serra do Cipó e o patrimônio histórico mineiro, com suas igrejas barrocas, como complementos ao roteiro.

Nos últimos anos, outros destinos brasileiros já haviam figurado na lista anual do jornal, como Brasília, Manaus e os Lençóis Maranhenses. Em 2025, no entanto, o país ficou fora do ranking — retorno que reforça a relevância internacional de Inhotim no cenário do turismo cultural.

Jardins e lagos do complexo cultural reforçam o caráter imersivo de Inhotim, que vai além do conceito tradicional de museu - Crédito: Instagram Inhotim
Jardins e lagos do complexo cultural reforçam o caráter imersivo de Inhotim, que vai além do conceito tradicional de museu – Crédito: Instagram @vic.farina – Instagram Inhotim

Ranking global destaca comemorações e capitais culturais

No topo da lista de 2026, o The New York Times colocou a chamada “América Revolucionária”, em referência às celebrações dos 250 anos da independência dos Estados Unidos, com eventos previstos em cidades como Filadélfia e Washington. A segunda posição ficou com Varsóvia, na Polônia, destacada pelo processo de revitalização urbana e cultural de sua área central. Já o terceiro lugar foi atribuído a Bangcoc, na Tailândia, reconhecida pelos esforços recentes para ampliar áreas verdes e melhorar a qualidade de vida urbana.

Ao reunir cidades, parques naturais, rotas turísticas e centros culturais, a seleção do NYT busca inspirar viajantes a planejar experiências diversificadas ao redor do mundo — e, em 2026, o Brasil volta a integrar esse mapa global com um de seus mais emblemáticos espaços de arte e natureza.

Os 52 lugares para conhecer em 2026, segundo o NYT

  1. América Revolucionária — Estados Unidos

  2. Varsóvia — Polônia

  3. Bangcoc — Tailândia

  4. Península Osa — Costa Rica

  5. Bandhavgarh — Índia

  6. Dallas — Estados Unidos

  7. Orã — Argélia

  8. Rota 66 — Estados Unidos

  9. Saba — Pequenas Antilhas (Caribe)

  10. Poblenou (Barcelona) — Espanha

  11. Outras montanhas do Nepal (além do Everest) — Nepal

  12. Bayreuth — Alemanha

  13. Viagem de trem pelas Montanhas Rochosas Canadenses — Canadá

  14. Top End (Território do Norte) — Austrália

  15. Penang — Malásia

  16. Los Angeles — Estados Unidos

  17. Nagasaki — Japão

  18. Breuil-Cervínia — Itália

  19. Memphis — Estados Unidos

  20. Armênia

  21. Espanha de Joaquín Sorolla (Madri e Valência) — Espanha

  22. “Inglaterra do Ursinho Pooh” (East Sussex) — Inglaterra

  23. Seicheles

  24. Inhotim — Brasil

  25. Islândia

  26. Ilhas Sanibel e Captiva — Estados Unidos

  27. Hyde Park (Chicago) — Estados Unidos

  28. Ilhas Traena — Noruega

  29. Miches — República Dominicana

  30. Portland — Estados Unidos

  31. Montanhas Tien Shan — Quirguistão

  32. Assis — Itália

  33. Refúgio Nacional da Vida Selvagem do Ártico — Estados Unidos

  34. Vietnã

  35. Querétaro — México

  36. Medora (Dakota do Norte) — Estados Unidos

  37. Camiguin — Filipinas

  38. Messínia — Grécia

  39. Guiana

  40. Deer Valley (Utah) — Estados Unidos

  41. Yunnan — China

  42. Bentonville (Arkansas) — Estados Unidos

  43. Cabo Froward — Chile

  44. Gênova — Itália

  45. Trilha Dongseo — Coreia do Sul

  46. Okinawa — Japão

  47. Bacia Hidrográfica do Rio Pastaza — Equador

  48. Área de Conservação de Ngorongoro — Tanzânia

  49. Melbourne — Austrália

  50. Praia da Virgínia — Estados Unidos

  51. Estrada Big Sur (Califórnia) — Estados Unidos

  52. Ilha Mon — Dinamarca

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque