O grupo mexicano Xcaret e o Consulado Geral do México em São Paulo participaram nesta segunda-feira (04) da Comemoração do Dia dos Mortos, uma tradição mexicana que é representada no Memorial da América Latina, na capital paulista.
REDAÇÃO e EDIÇÃO DO DIÁRIO (Fotos Felipe Maresca – DT)
O evento Festival Día de Muertos no Memorial da América Latina é realizado pelo Consulado Geral do México em São Paulo, em parceria com a Fundação Memorial da América Latina. Esta colaboração entre o consulado e o Memorial visa promover a cultura mexicana e oferecer uma vivência autêntica e rica em detalhes sobre a tradição do Día de Muertos.
Veja também as mais lidas do DT
Participaram desta comemoração especial Rodrigo Vázquez Ortega, cônsul para assuntos culturais e sociais e econômicos do México em São Paulo, Diana Pomar e Gabriel Lopes, diretores da DGX Travel e representantes do grupo X-Caret no Brasil, e Luciana Barbosa, executiva de contas da companhia aérea Aeroméxico.
O Día de Muertos é celebrado no México nos dias 1 e 2 de novembro, e é uma das festividades mais icônicas e cativantes da cultura mexicana.
Na Galeria Marta Traba, uma exposição de altares em homenagem a Frida Kahlo e Tarsila do Amaral é destaque. Com curadoria de Arthur Jorge, do Consulado Mexicano, os altares são verdadeiras obras de arte. Desde 2022, esta exposição é realizada na Galeria Marta Trabal do Memorial, e este ano estará aberta de 2 a 10 de novembro. A cada ano, a Exposição é dedicada a personagens relevantes. Em 2024, completam-se 70 anos da morte de Frida.
Confira o álbum:
REDAÇÃO E EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO