A vida nos proporciona muitos caminhos. Alguns são muito sinuosos, outros um tanto monótonos. Há aqueles que nos mostram belos horizontes, como também há os de terrenos acidentados e íngremes. Nas trilhas da aventura existem muitos roteiros. Uns bons pares deles estão em São Bento do Sapucaí
Por Paulo Piratininga
São Bento do Sapucaí, com temperatura amena e no alto da Serra da Mantiqueira paulista, traz várias opções de percursos de todos os níveis: para simples amantes de natureza, iniciantes em trilhas e praticantes de caminhadas em estágio intermediário e adeptos de alta performance.
Veja também as mais lidas do DT
A duzentos quilômetros de São Paulo, pertinho de Campos do Jordão, e quase na divisa com Minas Gerais, São Bento do Sapucaí se tornou silenciosamente a meca de montanhistas, amantes da natureza, frequentadores de alta renda e viajantes exigentes. A cidade reúne muitos predicados. Além de picos, montanhas e paisagens serranas – com matas de pinheiros, araucárias e árvores frondosas e aquele friozinho típico de altitude -, o município vem atraindo produtores comprometidos com produtos de qualidade – vinhos, queijos, chocolates, méis, cerveja artesanal, azeite, doces regionais e peças em cerâmica -, afora bons alimentos in natura.
Por tabela, pipocam cada vez mais pousadas classe A, com quartos com vistas maravilhosas para vales e montanhas. Há uma infinidade delas. Invariavelmente, há meios de hospedagem simples, que se completam com restaurantes com comidas deliciosas e bem elaboradas à disposição dos visitantes cativos e frequentes nesta cidade com pouco mais de 10 mil habitantes.
Cartão-postal
Mas vamos voltar à paisagem cinematográfica de São Bento do Sapucaí. O maior atrativo local é o Complexo da Pedra do Baú, um dos principais destinos do montanhismo nacional. A Pedra do Baú, Bauzinho e Ana Chata emolduram o cartão-postal mais famoso e visitado da região. Do alto de cada uma, o visitante tem uma vista panorâmica deslumbrante. Aos amantes de turismo de aventura, há ao menos 30 vias de escalada, com diversos graus de complexidade técnica, além do rapel e voo livre.
Mas não se sinta desprotegido ou vulnerável em enfrentá-las. São Bento do Sapucaí conta com uma legião de empresas de ecoturismo e esportes radicais credenciadas e bem profissionais para garantir e dar suporte a uma experiência segura e excepcional.
Pensou nas melhores trilhas para caminhadas em São Bento? Se você está se preparando para caminhar, andar de bicicleta, correr ou explorar atividades ao ar livre, as agências de turismo de aventura catalogaram mais de 20 trilhas na região. O Diário do Turismo realizou um roteiro de tirar o fôlego (literalmente) para conquistar o topo da Pedra da Balança em uma viagem organizada pela Decathlon, a maior varejista de artigos esportivos do mundo do Brasil. O grupo foi super bem amparado por guias extremamente qualificados. Liderando, estava a encantadora, simpática e expert Aretha Duarte, primeira mulher negra latino-americana a chegar ao topo do Everest.
A vista é primorosa do alto do Cume da Balança. A 1.590 metros de altura, um imponente cruzeiro recepciona o trilheiro e dá as bênçãos a um verdadeiro mar de montanhas. São 360º de um horizonte exuberante, fincado bem na divisa entre São Paulo e Minas Gerais – ou melhor entre São Bento do Sapucaí e a não menos atraente Gonçalves.
A trilha tem uma extensão aproximada de 3,6 quilômetros em um caminho inicialmente sombreado por araucárias, quaresmeiras, manacá da serra, entre outras espécies nativas da região. Condicionamento físico é necessário para vencer a subida que, no último trecho, se abre em campos altos de montanha, com gramíneas cobrindo a paisagem a céu aberto. A Pedra do Baú emoldura o fundo da serra. Na parte de trás da Pedra da Balança tem uma linda vista das montanhas do município de Gonçalves-MG.
Apoio ao turismo de aventura
O Brasil é um paraíso para praticantes de atividades ao ar livre e conta uma legião de adeptos de trilhas, montanhismo, escalada e rapel – entre outros esportes de aventura. Esse novo jeito de viver a natureza vem obtendo um crescimento, interesse e reconhecimento extraordinário no país nas últimas décadas, porém o esporte de aventura tem um longo caminho a trilhar e necessita de muito apoio para a organização da cadeia
envolvida no setor se profissionalizar, estruturar os roteiros, receptivos e divulgação de potenciais programas de viagem junto aos amantes desse tipo de lazer.
A maior varejista de artigos esportivos iniciou os primeiros passos em apoio a esta indústria florescente. Não só comercializa vestimentas e produtos de qualidade a preços mais convidativos que os concorrentes, como no mês de maio passou a divulgar a cultura do montanhismo, caminhadas e aventura por meio de palestras e workshops em suas unidades.
Até final de junho, a empresa conta com uma programação de eventos gratuitos e abertos ao público em suas lojas de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte e Curitiba. Nelas, figuras icônicas e renomadas do esportes de montanha (trekking, hike, escalada, esportes na neve, camping e viagens em torno destas modalidades) compartilham experiências para o público interessado na matéria. A direção da empresa diz que a ação veio para ficar. Tomara que assim seja. Mais informações sobre a programas, trilhas e ações em turismo de aventura podem ser acessadas no Instagram oficial da Decathlon e se informe na loja mais próxima.
*Paulo Piratininga é publicitário e fundador da Scritta agência de comunicação