Os sete feriados nacionais prolongados deste ano vão injetar R$ 31 bilhões no setor
REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências
A alta do dólar somada ao grande número de feriados são elementos que podem e devem turbinar o mercado de viagens este ano, especialmente no segundo semestre de 2018. O calendário oferece 10 feriados prolongados (1 a mais que em 2017), que permitem que aos brasileiros emendarem de 3 a 4 dias de folga.
Os três feriados que já ocorreram Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalho (1º de maio) e Corpus Christi (31 de maio), que unem-se ao da Independência (7 de setembro), de Nossa Senhora de Aparecida (12 de outubro), de Finados (2 de novembro) e da Proclamação da República (15 de novembro) – vão injetar R$ 31 bilhões no setor, conforme projeções do Ministério do Turismo. Feriados e pontos facultativos como Carnaval, Semana Santa, Natal e Ano Novo são fixos por isso, foram excluídos do cálculo.
Veja também as mais lidas do DT
Aliado a alta do dólar, os roteiros nacionais tornam-se ainda mais atraentes.
Na agência online de viagens Hotel Urbano (www.hotelurbano.com) a procura pelos destinos nacionais nos primeiros meses do ano aumentou pouco mais de 40% em relação ao mesmo período de 2017. Para alguns destinos específicos, as buscas cresceram até 100%. Dentre as cidades que mais se destacaram estão Maceió, Fernando de Noronha, Foz do Iguaçu, Mata de São João e Balneário Camboriú.
“O ano está sendo um prato cheio para quem gosta de viajar”, afirma Antônio Gomes, cofundador e diretor comercial do Hotel Urbano. Desses 10 feriados nacionais prolongados, 6 deles estão concentrados no segundo semestre. “O cenário é altamente favorável para o turismo interno, já que o brasileiro tem por hábito aproveitar os feriados para viagens próximas ou de curta duração”, afirma Gomes.
“O brasileiro de uma forma geral ainda conhece pouco o Brasil e muitas vezes o seu próprio estado. A alta do dólar e os feriados ainda previstos para o próximo semestre são um estímulo extra para mudar isso”, completa Antônio.
Confira abaixo o ranking dos 10 destinos nacionais que mais cresceram no interesse do brasileiro no primeiro trimestre de 2018, em relação ao mesmo período do ano passado:
Maceió – AL
Maceió possui um grande potencial para atrair turistas, devido a suas belezas naturais e grande diversidade cultural. Repleta de praias paradisíacas, possui uma das orlas urbanas mais lindas do Brasil, com praias de água cristalina, piscinas naturais e falésias de tirar o fôlego.
Fernando de Noronha – PE
Declarado Parque Nacional, o arquipélago Fernando de Noronha é conhecido internacionalmente como um dos melhores lugares para a prática de mergulho. Com praias paradisíacas, passeios de barcos e trilhas, a ilha também oferece um incrível cenário para relaxar e curtir.
Foz do Iguaçu – PR
Conhecido mundialmente por suas belezas naturais, como as cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu, no Paraná, apresenta muitas outras atrações, aliadas a uma ótima infraestrutura turística. Recebe muitos turistas estrangeiros, que ficam extasiado com sua natureza exuberante.
Mata de São João – BA
Um dos destinos mais visitados do litoral da Bahia, tem praias com águas relativamente calmas, protegidas por recifes de corais, que formam piscinas naturais na maré baixa. A biodiversidade marinha é uma característica dessa região, que abriga uma das mais importantes filiais do Projeto Tamar.
Balneário Camboriú – SC
Localizado a pouco mais de 80 km de Florianópolis, Balneário Camboriú disputa com a capital catarinense a preferência dos turistas na alta temporada. Principal destino brasileiro quando os assuntos são balada, jovens e praia. De dezembro a março aproximadamente 1,5 milhão de pessoas visitam o município
São Lourenço – MG
São Lourenço está localizada na região da Serra da Mantiqueira e faz parte do Circuito das Águas, assim como Caxambu e Lambari. A sua principal atração turística continua sendo o Parque das Águas com seu lago artificial e o Balneário. Para a turma da terceira idade, as caminhadas e os passeios de pedalinho no Parque das Águas rejuvenescem qualquer cidadão.
Beberibe – CE
A cidade está localizada a 80 km da capital, possuindo o litoral mais disputado da costa leste do Ceará. Tem uma biodiversidade privilegiada, com dunas, falésias, mar de águas límpidas e mornas. Possui uma boa estrutura, com bares, restaurantes, área de proteção ambiental, uma grande rede hoteleira, e diversos passeios com veículos tipo buggy.
Barra Bonita – SP
O interior de São Paulo tem muito mais a oferecer do que apenas museus, plantações e fazendas. A cidade de Barra Bonita surpreende que vai visitar. As águas do rio são limpas e se transformam em uma excelente área de lazer com banhistas, pescadores e pequenas embarcações.
Bonito – MS
Com rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas e cavernas, além da fauna e flora exuberantes, Bonito definitivamente se destaca no cenário do turismo do Brasil. O município conta com mais de 40 atrativos, que possibilitam aos visitantes várias opções de atividades, como trilhas, mergulhos, rafting, rapel, etc.
Cabo Frio – RJ
Águas transparentes e as dunas de areias brancas são as marcas registradas das praias de Cabo Frio. É a maior cidade da região da Costa do Sol. O cartão postal da cidade é o Forte de São Matheus, construído em 1.620 pelos portugueses e que fica localizado na praia mais famosa do município, a Praia do Forte. (*fonte Hotel Urbano)