HomePolíticas de turismoE viva e sobreviva o Guia de Turismo do...

E viva e sobreviva o Guia de Turismo do Brasil!

José Queiroz, guia de turismo*
‐—–‐————

10 de maio é o Dia Nacional do Guia de Turismo. Em 2020, especialmente, esses profissionais treinados e preparados para conduzir passeios e viagens, estão fazendo uma “viagem” diferente, pelo desconhecido, coletiva e solidária com os brasileiros e cidadãos do mundo, guiados por médicos e por Deus! O destino? Um mundo melhor! No percurso, dúvidas, aprendizado, ansiedade, turbulências, paradas por imprevistos e dificuldades, mas, no final, satisfação, sorrisos, fotos, lições e lembranças para familiares, amigos, para o resto da vida, e para a posteridade.

Guia de Turismo é exatamente o profissional que leva as pessoas por lugares e culturas desconhecidas, ou que torna um lugar ou uma viagem comum, em algo sensacional. No mínimo, deixa uma informação, mensagem ou lembrança nova e relevante, como ficarão algumas desse momento que estamos vivendo. Uma coisa é certa e histórica: é a primeira vez que o mundo pára por uma doença, conecta as pessoas, e discute-se tanto a importância da saúde, assistência médica pública, qualidade de vida. Somos companheiros contemporâneos dessa viagem!

Uma coisa já se vê positiva neste 10 de maio, para guias de turismo e brasileiros em geral: a união, a solidariedade e, principalmente, a consciência de participar das decisões sobre o nosso destino. Não podemos mais deixar tudo por conta de segundos e terceiros, até porque, nós é que conhecemos nossa realidade e sabemos das nossas necessidades e prioridades, e nem sempre segundos e terceiros tem conhecimento suficiente sobre determinados assuntos. Os guias de turismo do Brasil confiam nos médicos neste momento! E garantem que o turista brasileiro ou estrangeiro pode confiar no seu trabalho para fazer uma boa viagem, proveitosa e prazerosa! Sobretudo depois deste susto!

Por outro lado, vimos durante a pandemia, para nossa tranquilidade e orgulho, o aparecimento de várias instituições e especialistas consagrados, dispostos a colaborar e mostrar caminhos para solucionar problemas e retomarmos a normalidade. Assim como eles, os guias de turismo podem, e devem, colaborar com os gestores públicos depois da crise e indicar possibilidades de empreendimentos geradores de empregos e rendas, sem necessidade de investimentos vultosos. Afinal, o Turismo é a atividade que mais cresce no mundo, o brasileiro quer viajar pelo país, e o mundo quer nos conhecer!

Os guias de turismo estão dedicando o tempo de quarentena para leituras, palestras, discussões, elaboração de novos roteiros, aprimoramento da profissão e do Turismo. A humanidade vai superar este momento, e os guias levarão o turista aos lugares, assim como estarão esperando em suas cidades para mostrar o que há de melhor nelas! Até breve!!!!

Mais Lidas