VALOR ECONÔMICO
A Ecovias, concessionária de rodovias que explora o Sistema Anchieta-Imigrantes (ligação entre São Paulo e o litoral paulista), apresentou projeto de construção de uma ponte entre as cidades de Santos e Guarujá estimada em R$ 2,9 bilhões. O traçado foi apresentado na última sexta-feira em reunião do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), órgão consultivo da administração do porto de Santos, mas já vem sendo discutido há algum tempo junto à Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
O projeto começou a ser desenvolvido no ano passado, após o ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), declarar que iniciaria estudos para uma ligação seca entre os municípios. Alguns meses depois, autorizou a Ecovias a desenvolver o projeto.
Veja também as mais lidas do DT
A Ecovias é uma das concessionárias de rodovias do grupo Ecorodovias. O conglomerado, por sua vez, é controlado pela Primav (64%), empresa de propriedade dos grupos de infraestrutura CR Almeida e do italiano Gavio. O restante das ações está no mercado (31%) e 5% são detidas diretamente pelo Gavio.
Na apresentação à qual o Valor teve acesso, a Ecovias destaca que a ligação vai melhorar a movimentação de cargas no porto de Santos e a mobilidade urbana na Baixada Santista. Hoje a ligação entre Santos e Guarujá é feita por balsas e por rodovia pedagiada – esta última integra a concessão da Ecovias.
A empresa sustenta que a ponte será solução para “eliminar um gargalo logístico, assegurando maior fluidez à movimentação e ao escoamento de cargas no porto de Santos” e que é opção de mobilidade urbana, gerando “benefício para cerca de 1,8 milhão de moradores da Baixada Santista”. A Baixada Santista é composta por nove cidades que reúnem 1,8 milhão de pessoas. Somente Santos e Guarujá têm 745 mil habitantes. VALOR ECONÔMICO