Editora Bela Vista Cultural lança “China Impressões: Cultura e Natureza”

Continua depois da publicidade

Contrastando o tradicional e o moderno na China contemporânea, título retrata aspectos pouco conhecidos do país e apresenta a história, a cultura e outras curiosidades que fazem da China um destaque mundial.

EDIÇÃO DO DT com agências

A China, gigante país asiático, tem despertado curiosidades mundo afora pela velocidade de seu crescimento. Intercâmbios econômicos e culturais despertam cada vez mais o interesse dos brasileiros. Inspirada pela temática, a Bela Vista Cultural, editora que segue um conceito focado em cultura, educação e sustentabilidade, desenvolveu o projeto “China Impressões: Cultura e Natureza”, evidenciando as características do país mais populoso do planeta.

Veja também as mais lidas do DT

A ação cultural foi desenvolvida por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da empresa CMOC Brasil, companhia de origem chinesa que atua no setor de mineração e no beneficiamento de minerais essenciais para o desenvolvimento da indústria e da agricultura.

Projeto visa incorporar o público ao universo cultural e ambiental da China contemporânea – Foto: Divulgação/ Lijiang (Província de Yunnan).

Foram mais de 15 profissionais envolvidos na inédita produção editorial. De acordo com o diretor executivo da editora Bela Vista Cultural, Renan Cyrillo, o objetivo do projeto é incorporar o público ao universo cultural e ambiental da China contemporânea, abordando sua história ancestral e as paisagens naturais do país.

FOTOGRAFIAS E ILUSTRAÇÕES EM AQUARELA

Recheado de belas imagens, incluindo fotografias e ilustrações em aquarela, o livro foi dividido em duas partes. A primeira aborda o encontro da tradição com a modernidade, levando o leitor aos principais aspectos formadores da China atual. Nela é apresentada a história e a diversidade do país, do minimalismo presente na sua arte ao notável crescimento econômico das últimas décadas.

Aquarela produzida pelo ilustrador Erick Pasqua – Foto: Divulgação.

Já a segunda parte aborda os aspectos culturais e o patrimônio natural preservado e encontrado em diferentes regiões e cidades chinesas, da China Imperial ao mundo moderno e tecnológico, além de curiosidades como os Patrimônios da Humanidade declarados pela Unesco, que ao todo somam 56 sítios, sendo 38 culturais, 14 naturais e 4 mistos. Dois dos principais e mais conhecidos no mundo todo são a Grande Muralha da China, que teve a construção iniciada na dinastia Qing, para proteger o país de invasões estrangeiras, e a Cidade Proibida, em Pequim, que durante as dinastias Ming e Qing foi a moradia de muitos imperadores.

FERRAMENTA EDUCACIONAL

A obra também aborda aspectos como educação, saúde, comunicação, transporte, arquitetura, religião, geografia e gastronomia. Atuando como ferramenta educacional, o projeto destaca a relação histórica da China com o Brasil, apresentando os laços culturais que aproximam os dois países, como o Mirante da Vista Chinesa, no Rio de Janeiro, erguido em homenagem aos agricultores chineses que trouxeram o cultivo do chá para o Brasil.

Projeto contemplará a realização de apresentações e exposições em escolas e entidades parceiras – Foto: Divulgação.

Conciliando o lançamento ao início do Ano Novo chinês, que em 2022 será regido pelo Tigre, o projeto deve contemplar a realização de apresentações em escolas e entidades parceiras, além de criar uma exposição fotográfica virtual, com o objetivo de conversar sobre os laços culturais que unem a China e o Brasil.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade