A embaixada do Brasil em Ottawa, informa via email, a todos os Brasileiros selecionados para o voo de repatriação ao Brasil Seu que haverão 3 vôos de repatriação ao Brasil partindo do Canadá:
Dias, 25/6, 26/6 – de Toronto para São Paulo
Dia, 27/06 – de Montreal para São Paulo
Veja também as mais lidas do DT
O DIÁRIO publica aqui as informações sobre os voos que partem de Toronto e Montreal para São Paulo:
O primeiro voo partirá do Aeroporto TORONTO PEARSON INTERNATIONAL AIRPORT, na cidade de TORONTO, ONTÁRIO, CANADÁ, no dia 25/06 (quinta-feira), às 7h51 (sete horas e cinquenta e um minutos da manhã). Fará uma parada técnica (sem desembarque) na Cidade do Panamá no mesmo dia, de 12h07 às 13h07, e chegará a São Paulo (GRU) no dia 25/06, às 21h55. O voo não inclui conexões para outras cidades no Brasil, que deverão ser providenciadas pelos próprios interessados.
O segundo voo partirá do Aeroporto TORONTO PEARSON INTERNATIONAL AIRPORT, na cidade de TORONTO, ONTÁRIO, CANADÁ, no dia 26/06 (sexta-feira), às 7h51 (sete horas e cinquenta e um minutos da manhã). Fará uma parada técnica (sem desembarque) na Cidade do Panamá no mesmo dia, de 12h07 às 13h07, e chegará a São Paulo (GRU) no dia 26/06, às 21h55. O voo não inclui conexões para outras cidades no Brasil, que deverão ser providenciadas pelos próprios interessados.
Terceiro voo partira de MONTREAL AIRPORT, na cidade de MONTREAL, Quebec Canada no dia 27/06 (Sabado), às 9h01 (sete horas e cinquenta e um minutos da manhã). Fará uma parada técnica (sem desembarque) na Cidade do Panamá no mesmo dia, de 12h07 às 13h07, e chegará a São Paulo (GRU) no dia 25/06, às 23h55. O voo não inclui conexões para outras cidades no Brasil, que deverão ser providenciadas pelos próprios interessados.
Recomendamos apresentar-se no aeroporto pelo menos 4 horas antes da partida. Passageiros que não tenham feito o check-in até 2 horas antes da partida poderão ser substituídos por passageiros em lista de espera. Aos passageiros provenientes de outras cidades no Canadá, recomendamos chegar a Montreal ou Toronto um ou dois dias antes do embarque, prevendo pernoite, se necessário (por conta própria).
Para o embarque, é obrigatório apresentar passaporte válido, bem como, no caso de menores desacompanhados, “Termo de consentimento para repatriação de menor de idade” assinado pelos dois genitores com firma reconhecida em cartório (ver abaixo) e, no caso de animais de estimação, atestado de saúde e carteira de vacinação (ver abaixo).
Passageiros que não cumpram com os requisitos acima ou que apresentem sintomas típicos de Covid-19 não poderão embarcar. A companhia aérea poderá medir a temperatura dos passageiros e proibir o embarque em caso de febre. O uso de máscara é obrigatório durante os voos, exceto nos casos contraindicados pelas autoridades de saúde; os passageiros deverão trazer as próprias máscaras.
- Os voos são fretados pelo MRE e operados pela Compañía Panameña de Aviación, S.A. (COPA AIRLINES), com sede na República do Panamá, sem custo para os passageiros.
- A empresa Copa é responsável, entre outros itens, pelas aeronaves, pela tripulação e pelos seguros pertinentes, assim como por eventuais danos a e extravios de bagagens.
- A Embaixada e os Consulados no Canadá são responsáveis pela seleção dos passageiros conforme os critérios de prioridade divulgados, bem como pela comunicação com os passageiros provenientes das respectivas jurisdições. O MRE não é responsável por despesas dos passageiros relacionadas à viagem, previstas ou imprevistas, tais como de traslado até/desde os aeroportos, transporte até a cidade de residência no Brasil, hospedagem, alimentação e outras.
O informe adianta que os passageiros devem ter em mente que, por se tratar de voo especial de repatriação com caráter humanitário, as condições e serviços relacionados à viagem diferem daqueles característicos dos voos comerciais regulares. “Esteja preparado, portanto, para contratempos, imprevistos, procedimentos atípicos, tempos de espera mais longos etc. Considere que não haverá desembarque durante a parada técnica na Cidade do Panamá. Durante toda a viagem, os passageiros deverão observar as instruções da tripulação”, dia a nota.
Outras considerações:
Os passageiros deverão seguir comunicando-se exclusivamente com o consulado/setor consular competente pela região onde se encontra no Canadá. Até o momento do embarque, mantenha-se atento à caixa de correio eletrônico (inclusive pasta de “lixo eletrônico”), Whatsapp e telefone fornecidos. Seu número poderá ser incluído em lista de distribuição por mensagens instantâneas (Whatsapp) para comunicações da Embaixada/Consulado. A ausência de respostas aos contatos feitos pelos Consulados e pelo Setor Consular da Embaixada, quando for o caso, poderão ocasionar perda de assento no voo de repatriação.
- ATRASOS/”NO SHOW”. Os passageiros comprometem-se a comunicar imediatamente ao consulado/setor consular responsável a desistência ou atraso que impeça o embarque, a fim de que seja providenciada a respectiva substituição.
- MENORES. Crianças menores de 2 anos de idade serão transportadas nos mesmos assentos dos pais. Passageiros com crianças de colo poderão despachar assentos e carrinhos de bebê. Menores desacompanhados deverão fornecer ao consulado/setor consular com urgência, e no prazo máximo de 48h antes do embarque , “Termo de consentimento para repatriação de menor de idade” assinado pelos dois genitores, com firmas reconhecidas em cartório; o documento poderá ser digitalizado e enviado por correio eletrônico.
- ALIMENTAÇÃO. Durante o voo serão fornecidos pela companhia aérea somente água e biscoitos. Os passageiros não poderão embarcar portando bebidas, mas poderão levar alimentos frios e/ou embalados (industrializados) na cabine, desde que seu odor não incomode outros passageiros. Não será possível aquecer alimentos durante o voo. Os passageiros deverão guardar e levar consigo o lixo resultante de alimentos trazidos (trazer saco plástico, se necessário).
- BAGAGEM. Cada passageiro poderá despachar 1 volume de até 23 kg e transportar na cabine até 10 kg de bagagem de mão. Não será permitido excesso de peso ou número de volumes de bagagem. Passageiros com crianças de colo poderão despachar assentos e carrinhos de bebê. O MRE não é responsável por danos a ou extravio de bagagem.Para informações sobre bagagem, incluindo dimensões máximas, proibições e restrições, acesse https://www.copaair.com/pt/web/br/bagagem-restringida
- NECESSIDADES ESPECIAIS. Roga-se aos interessados que indiquem, em resposta a esta mensagem, eventual necessidade de assistência especial no aeroporto e durante os voos.
- ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO. a) O transporte de animais de estimação deve ser previamente autorizado pelo consulado/setor consular. Não haverá transporte de animais no bagageiro (despachados), mas somente na cabine. O peso do animal somado ao peso da gaiola deve ser de no máximo 9 kg, sendo que a gaiola deve caber sob o assento e estar em conformidade com os demais requisitos da companhia aérea.(https://www.copaair.com/pt/web/br/animais-estimacao). b) No momento do embarque, deverá ser apresentado certificado veterinário atestando a saúde do animal de estimação e, no caso de animais com mais de 3 meses de vida, certificado de vacinação com registro de vacina antirrábica válida. É de responsabilidade exclusiva do passageiro informar-se sobre as regras aplicáveis, bem como sobre qualquer mudança ou novas exigências sanitárias até o embarque.