A Embratur marcou presença, nesta terça-feira (26), na 4ª edição do Visit Latin America, realizada em Bruxelas, na Bélgica. A participação aconteceu em parceria com a Embaixada do Brasil na capital belga e foi organizada pelo Visit Brasil Office, escritório da Agência na Europa. A ação reforçou o uso de ferramentas digitais e o compromisso com o turismo sustentável.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações da Embratur
Durante o evento, a Agência apresentou a plataforma Brasil Travel Specialist (BTS), um programa de capacitação online voltado a profissionais internacionais do turismo. A ferramenta transforma agentes de viagens em especialistas em destinos brasileiros, oferecendo conteúdos sobre experiências turísticas no país.
Os participantes ainda têm acesso a benefícios exclusivos, como a possibilidade de integrar viagens de familiarização (famtours) ao Brasil, conhecendo de perto os destinos e vivências locais.
Roteiros autênticos do Feel Brasil
O encontro também foi oportunidade para promover as 101 experiências do programa Feel Brasil, que reúne roteiros autênticos e sustentáveis, representando a diversidade dos biomas nacionais. A proposta conecta a promoção turística brasileira a práticas de responsabilidade socioambiental.
Segundo o Plano Brasis, a Bélgica é considerada um mercado de oportunidade com alto potencial de crescimento. Nesse sentido, a Embratur vem desenvolvendo ações de marketing no país para ampliar a notoriedade e diversificar a oferta turística.
Brasil em destaque no mercado europeu
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância da plataforma BTS para fortalecer a presença do país em mercados estratégicos.
“É uma ferramenta que fortalece a comercialização do Brasil em mercados estratégicos. Nosso objetivo é oferecer todo o apoio aos agentes de viagens estrangeiros em seu processo de vendas para o cliente final”, explicou.
Ainda segundo ele, a proposta é permitir que agentes belgas e de outros países possam identificar destinos adequados a cada perfil de viajante, aumentando a diversificação da oferta e gerando mais emprego e renda no Brasil.
Visit Latin America
Organizado pelas embaixadas latino-americanas em colaboração com a Air Europa e o Aeroporto de Bruxelas, o Visit Latin America é realizado anualmente. Nesta 4ª edição, reuniu cerca de 300 operadores e jornalistas europeus especializados para conhecer destinos do Brasil e de outros países da região.
Crescimento da demanda belga
Os números confirmam o interesse crescente pelo Brasil. Entre janeiro e julho de 2025, o país recebeu 16.982 viajantes belgas, alta de 13,05% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O movimento também aparece no consolidado dos anos de 2023 e 2024, quando o fluxo de turistas da Bélgica subiu de 21.921 para 26.530, um crescimento de 21,03%.
Além do volume, os belgas também se destacam pelos gastos. Segundo a Oxford Economics, a média mundial de despesas por estadia é de US$ 1.098, enquanto no Brasil esse valor chega a US$ 2.590.
Embora não existam voos diretos entre os dois países, levantamento da Forwardkeys mostra que 97,6% dos passageiros realizam apenas uma conexão para chegar aos destinos brasileiros. Saiba mais no site oficial da Embratur.