Nos últimos quatro anos em que há dados consolidados sobre a entrada de visitantes estrangeiros, o fluxo de turistas sul-americanos no Brasil cresceu bem acima da média. Em 2009, cerca de 2 milhões de sul-americanos vieram ao Brasil. Em 2013, esse número saltou para 2,936 milhões, conforme dados do Ministério do Turismo.
O ingresso geral de estrangeiros no Brasil cresceu 12% no quadriênio 2003-2013. Já o número de visitantes sul-americanos teve aumento de 40%: um resultado três vezes acima da média. Com esse crescimento, o volume de turistas sul-americanos passou a representar mais da metade dos estrangeiros que visitam o país.
“Em regra, o turismo transfronteiriço é intrarregional. Estudo da Organização Mundial do Turismo (OMT) aponta que 80% das pessoas que viajam a outro país procuram destinos em sua própria região”, lembra o presidente da Embratur, Vicente Neto.
Veja também as mais lidas do DT
Novo posicionamento
O presidente da Embratur avalia que o resultado dos últimos anos começa a reposicionar o Brasil no mercado mundial de turismo. Com o aumento da captação de visitantes sul-americanos, o Brasil passa a um novo patamar do número de turistas.
“Sem demérito a outros pólos emissores de turistas ao Brasil, decidimos centrar nossos esforços nos países que têm maior potencial imediato de crescimento do fluxo pela maior proximidade”, afirma.