Adriano Bernardino integra o quadro de colaboradores da Nobile Hotéis desde 2010 e sua função na empresa hoteleira é estreitar o relacionamento com as Operadoras e Agências de Viagens de São Paulo e do interior. Durante a 39ª Aviesp, que ocorreu neste último fim de semana em Campinas, ele cumpriu este papel. O DIÁRIO o entrevistou, acompanhe:
DIÁRIO – Quais são as principais características da rede Nobile?
ADRIANO BERNARDINO – A rede Nobile possui várias bandeiras e estas estão associadas às categorias. Classificamos nossos hotéis por estrelas. Dentro da rede temos o Nobile Inn, em categoria econômica, o Nobile Suítes, em categoria superior, e o Gran Nobile, em categoria luxo; mas vimos que, com o passar do tempo, necessitávamos também, no Brasil, de bandeiras internacionais, já que os investidores são muito vaidosos e querem isso, foi quando fechamos a parceria com a Red Roof Inn, que é bastante conhecida nos Estados Unidos e trouxemos esta bandeira ao Brasil, uma bandeira de categoria econômica. Os telhados vermelhos são característicos nos Estados Unidos dos hotéis localizados em rodovias. Nós temos a patente e somos a única que pode administrar a bandeira Red Roof.
Veja também as mais lidas do DT
As bandeiras econômicas são uma tendência muito grande de mercado, porque normalmente as empresas precisam de um teto tarifário, e se não houver teto tarifário nas empresas, não se consegue cadastrar o hotel. Atualmente, as empresas buscam hotéis com bons serviços mas com tarifas econômicas. Este perfil atende muito bem as empresas de forma geral, assim como também atende bem o público de lazer.
Temos parceria também com a rede Wyndham, que é bastante conhecida na América Latina. O nosso intuito é associar estas bandeiras à administração da rede Nobile no Brasil, e trabalhamos isso tanto no segmento corporativo quanto no lazer.
Hoje, o segmento de lazer está em alta nos nossos hotéis, porque, com o aumento do dólar, é uma tendência natural as pessoas procurarem o turismo de lazer nos períodos de feriado e em finais de semana.
DIÁRIO – A crise econômica tem beneficiado os hoteleiros no Brasil?
ADRIANO BERNARDINO – Não. Isso afeta como um todo. Quando falamos em crise econômica, falamos de empresas de grande porte que não têm mais demanda como tinham anteriormente, o que faz com que enxuguem seu custo. Mas em momentos de crise precisamos enxergar as oportunidades. A Nobile tem uma flexibilidade muito grande de negociação de tarifas e nosso intuito é oferecer um serviço de qualidade dentro das possibilidades tarifárias das empresas.
DIÁRIO – Qual a importância da participação de feiras para a rede?
ADRIANO BERNARDINO – As feiras são extremamente importantes para a rede, porque é através delas que você consegue apresentar os empreendimentos e solidificar cada vez mais relacionamentos comerciais e até fechar negócios, continua sendo muito importante para que sejamos vistos.