Entrevista: Márcia Santos, do site Um Luxo de Viagem

Continua depois da publicidade

Nesta entrevista da série “Mulheres que escrevem o turismo”, o DIÁRIO entrevistou Márcia Santos, do site Um Luxo de Viagem

O que é um luxo para você?

Conhecer restaurantes refinados, se hospedar em hotéis 5 ou 6 estrelas? Ou, além disso, ter vivido boas experiências e estar em paz com aqueles que ama?

Seja qual a for a sua resposta, Márcia Santos lembra, nesta entrevista, que “estar vivo é um luxo”.

Além disso, Márcia é formada em Jornalismo, com especialização em linguagem de revistas impressas e digitais. Trabalhou também em  grandes editoras do país, como Editora Abril, Editora Símbolo, United Magazines, Camel Editora e outras. Agora, se dedica inteiramente ao turismo em seu site “Um Luxo de Viagem”, do qual é editora-chefe.

Nesta entrevista da série “Mulheres que escrevem o turismo”, ela relembra sua trajetória e dá sua opinião sobre o turismo de luxo e as mulheres no turismo.

Confira:
Entrevista com Márcia Santos, do site Um Luxo de Viagem

DIÁRIO – Márcia, quando começou a sua paixão pela área de turismo? 

Márcia Santos: Desde sempre! Como jornalista, e principalmente, como repórter, sempre me interessei por investigar e conhecer outras culturas e outros países. E em qualquer área de atuação, viajar possibilita uma gama bem grande de possibilidades e de conhecimento.

Também fui uma criança estimulada a viajar, ainda que naquela época, nossas viagens em família fossem basicamente para o litoral sul de São Paulo;  e para o Nordeste, onde a minha avó morava, no Estado da Bahia. 

A criação do site a realização de um sonho

DIÁRIO – De onde surgiu a ideia de criar o site Um Luxo de Viagem?

Márcia: Nos últimos 12 anos,  foquei totalmente a minha vida profissional na editoria de turismo, tanto para o trade quanto para o consumidor final. Sendo Editora-Chefe do núcleo de revistas da Camel editora. Mas há três anos, quando saí da Camel, resolvi colocar em prática um antigo sonho: o de abrir a minha própria empresa focada em conteúdo e curadoria de Turismo de Luxo.

Veja também as mais lidas do DT

Márcia Santos no México I
Márcia Santos já visitou vários países, como o México, por exemplo, e contou que, ao criar o site “Um Luxo de Viagem”, realizou um de seus maiores sonhos: ter uma consultoria focada em turismo de luxo (Foto: arquivo pessoal)
Lives, entrevistas e muita perseverança

DIÁRIO – E como tem sido  a sua experiência de lá para cá?

Márcia: Muito gratificante. O portal “Um Luxo de Viagem” teve início oficialmente em maio de 2020, quando a pandemia ainda era uma incógnita e subia para o auge.

Então, comecei  a fazer lives com os profissionais do turismo ligados a destinos, companhias aéreas, seguradoras, hotéis, cruzeiros.. e foi um período muito desafiador, pois todo o setor estava 100 por cento inoperante. Mas todos sabíamos que o turismo voltaria a fazer parte de nossas vidas e eu me apegava a essa certeza para as entrevistas.

Foi uma fase de muito conhecimento, pois entrevistei profissionais não apenas do Brasil, mas do mundo todo, que assim como eu, foram muito perseverantes. Os seguidores adoravam assistir e eu adorava fazer as entrevistas. 

Toda a  cadeia produtiva do turismo se esforçou muito para passar por essa fase vislumbrando o futuro melhor que estaria por vir. E agora, apesar de todas as perdas e de todas as mudanças, o setor segue confiante buscando por novos conceitos e novos modelos de negócios. 

“Tenho muitos lugares para conhecer ainda”

DIÁRIO – Sobre as suas viagens, quais deseja realizar ainda?

Márcia: São muitas ainda a serem realizadas. No Brasil, quero conhecer os 6 Estados (dos 26 + o Distrito Federal) que ainda me faltam para completar o mapa brasileiro. São eles:  Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Mato Grosso do Sul.

Mato Grosso do Sul tem vários atrativos turísticos, como a Nascente Azul, em Bonito (MS)
Mato Grosso do Sul tem vários atrativos turísticos, como a Nascente Azul, em Bonito (MS) (Foto: Flávio André – MTUR)

E no exterior, quero me aprimorar nos continentes da África, da Ásia e da Oceania… Existem vários países do Oriente Médio que são um grande sonho para mim.

O mundo é muito grande, tenho muitos lugares para conhecer ainda… Fica difícil até fazer a lista. Ah, e aqui, na América do Sul, quero muito ir para a Colômbia e para a  Bolívia, que ainda não conheço.

Márcia Santos: “Gosto muito de roteiros combinados”

DIÁRIO – Na hora de escolher um destino, você prefere praia, natureza, deserto, neve? Por quê?

Márcia: Eu sempre opto pelos destinos  que eu ainda não conheço… E adoro os roteiros combinados, que agregam de tudo um pouco: sol e mar, eco aventura e natureza, história e cultura.

A jornalista também visitou o Muro das Lamentações, em Israel
A jornalista também visitou o Muro das Lamentações, em Israel (Foto: arquivo pessoal)

Também aprecio muito as viagens de inverno, com neve, por exemplo. Ou as mais áridas, com seus desertos acalorados. Eu realmente gosto dos dois. A infraestrutura do lugar também conta, como hotéis e restaurantes mais exclusivos.  São experiências que fazem toda a diferença.

Márcia Santos em Salta: muitas emoções e aventuras na província argentina
Muitas emoções e aventuras na viagem para Salta, na Argentina (Foto: arquivo pessoal)
As viagens mais marcantes

DIÁRIO – Quais viagens mais te marcaram? 

Márcia: Foram muitas, todas são inesquecíveis, mas posso citar algumas: Tunísia, Israel, Costa do Marfim, México, País de Gales, Argentina (Norte), Croácia, Peru, Equador…

Márcia Santos na Costa do Marfim/ Oeste da África
Márcia na Costa do Marfim/ Oeste da África (Foto: arquivo pessoal)

E no Brasil, Parintins, quando viajei para a cobertura do Festival de Parintins me emocionou demais. Outros cenários como os Lençóis Maranhenses e o Jalapão também marcaram a minha vida de viajante.

O turismo pet friendly no Brasil

DIÁRIO – Mudando um pouco de tema: o turismo pet friendly cresceu bastante no Brasil e no mundo nos últimos anos. Em sua opinião, qual a importância desse movimento de bem receber e acolher os pets?

Márcia: Acho bastante válido, pois demonstra uma maior empatia nessa relação entre negócios e clientes, entre animais e humanos. É uma evolução, mas que não aconteceu em todos os setores do turismo.

Mais empatia com os animais

DIÁRIO – Poderia nos explicar melhor ?

Márcia: Acho que essa mesma evolução poderia se dar na indústria do turismo como um todo. Infelizmente, em muitos destinos, o animal ainda é subjugado e colocado à disposição como se fosse um objeto que não sente dor, frio, cansaço ou exaustão. Isso tem de ser revisto.

Eu não quero chegar em um destino, por exemplo, e ver que um animal exausto está sendo “usado” como um meio de transporte. Ou viajar para um roteiro aonde os bichos e natureza não tenham valor. As coisas mudam e a gente evolui.

Sororidade e compaixão

DIÁRIO – Márcia, qual o seu recado para as mulheres que sonham em trabalhar com o turismo?

Márcia: Para aquelas que já trabalham com turismo, o meu recado é: tenham empatia para ajudar outras mulheres que precisam do seu apoio. Sororidade¹ e compaixão (na prática) são uma arma poderosa de mudança. E se você está em um papel ou cargo mais estabilizado, ajude aquelas que estão começando um negócio ou precisam da sua experiência para seguir adiante.

Já para aquelas que desejam entrar nesse segmento, o meu conselho é: se aprimorem, estudem e ampliem a visão sobre o mundo e sobre as pessoas. Felizmente, nestes três anos tenho me inspirado em mulheres que me estimulam a crescer  e a me desenvolver.

Girl power: Márcia Santos cita mulheres que são sua inspiração no turismo

DIÁRIO – Você poderia citar algumas delas?

Márcia: São muitas: Marta Rossi, CEO do Festuris ( Festival de Turismo de Gramado) que é uma mulher à frente do seu tempo, pioneira e generosa. Além da Kátia Bruna, a Diretora da Aeromexico que sabe ouvir e valorizar o trabalho de outras mulheres. Também a Teresa Villareal, Vice Presidente da New Link, responsável pela promoção turistica do México.

Também tenho de citar Anice Aun, assessora de vários hotéis e restaurantes de luxo, em Campos do Jordão; e Déborah Legnani, que colocou Orleans, em Santa Catarina, em alta.

Ainda, no Norte da Argentina, as diretoras de turismo Nadia Serrano (Jujuy) e Maria Eugenia Cornejo (Salta), que colocaram esses dois destinos no topo do portfólio dos viajantes brasileiros.

Reforço aqui que o trabalho de todas elas se manteve sistemático durante todo o período pandêmico e pós pandêmico. Elas são exemplares e inspiradoras. 

O “Turismo de luxo”

DIÁRIO – Qual sua percepção crítica a respeito do conceito “Turismo de luxo”? 

Márcia: Quando falamos em turismo de luxo, estamos nos referindo a destinos, produtos e serviços bastante exclusivos, com níveis elevados em excelência.

A tudo isso deve-se somar o legado, a história e a cultura que fazem parte deste lugar para se obter o tão chamado turismo de luxo.

Quer um exemplo? Recentemente, fui à convite para a cidade do México e lá, além do hotel maravilhoso que eu fiquei e dos restaurantes renomados que conheci, pude passear de barcos gôndolas, no sistema fluvial de Xochimilco, construído pelos astecas.

Márcia Santos na cidade do México
Márcia também visitou a Cidade do México, no México (Foto: arquivo pessoal)
Visita à Fazenda Olintlalli, no México
Visita à Fazenda Olintlalli, no México (Foto: arquivo pessoal)

Já em Jujuy e Salta, na Argentina, que visitei mês passado, se deu o mesmo, e lá pude conhecer vales, colinas e formações rochosas de milhões de anos. Em ambos os casos nem consigo mensurar o ganho intelectual e emocional que obtive, sendo assim uma autêntica viagem de luxo, porque reuniu produtos exclusivos e experiências bastante únicas.

Márcia Santos em Jujuy, na Argentina
Em Jujuy, na Argentina, há 4.170 metros de altura cima do nível do mar (Foto: arquivo pessoal)
Encontrar experiências marcantes e diferenciadas

DIÁRIO – Como você acha que o consumidor brasileiro encara o conceito “luxo”?

Márcia: O assíduo consumidor de viagens de luxo é exigente e quer encontrar experiências marcantes e diferenciadas a cada viagem.

Então, esse consumidor busca novos conhecimentos,  e aprecia a excelência em todas as etapas da viagem: desde a sala vip do aeroporto, passando pela companhia aérea, hotéis, restaurantes e passeios que faz.

Mas esse consumidor também quer aprimorar o seu conhecimento sobre o legado, a história, a cultura e os costumes de cada destino que visita.

A responsabilidade social e a sustentabilidade também são fatores primordiais na escolha de consumo deste cliente.

Márcia também conheceu a Isla Mujeres, no México
Márcia também conheceu a Isla Mujeres, no México (Foto: arquivo pessoal)
Márcia Santos afirma: “Estar vivo é um luxo”

DIÁRIO – E na vida prática, o que seria um luxo?

Márcia: Pode ser tudo aquilo que realmente traz felicidade e crescimento emocional a você: um emprego, uma casa, um cachorro…  É você estar bem e em paz consigo mesmo e com as pessoas que você gosta ou convive. Estar vivo é um luxo!

Márcia Santos em Chott El Jerid, na Tunisia
Em Chott El Jerid, na Tunisia (Foto: arquivo pessoal)

¹ Sororidade: Sentimento de irmandade, empatia, solidariedade e união entre as mulheres, por compartilharem uma identidade de gênero; conduta ou atitude que reflete este sentimento, especialmente em oposição a todas as formas de exclusão, opressão e violência contra as mulheres (Academia Brasileira de Letras).


Por Caroline Figueiredo – Repórter do DT.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade