O Equador promoveu um Road Show na manhã desta quarta-feira (9). O evento aconteceu no Celeiro Quintal, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, seguido de um almoço com jornalistas e agentes de viagens.
Ana Ontaneda, diretora de promoção e mercado do Ministério do Turismo do Equador, recepcionou os presentes.
Em seguida, Rosane Lucas, especialista em hospitalidade e excelência de atendimento, liderou uma apresentação sobre o destino.
Veja também as mais lidas do DT
“Tu destino es Ecuador” (Seu destino é o Equador) e “Mitad del mundo” (Metade do mundo), fazendo referência à linha imaginária do Equador, são algumas frases usadas pelo destino para atrair o turista.
Peculiaridades e atrativos do Equador
Sem fronteira com o Brasil, o Equador têm como países vizinhos o Peru e a Colômbia. Consiste em uma república democrática, com 256 370 Km² e quase 18 milhões de habitantes.
Sua capital, Quito, mantém seu patrimônio histórico e cultural do período colonial preservado. Além disso, a moeda que circula no país é o dólar americano.
Pontos turísticos adorados pelos turistas
O país costuma se dividir para os turistas em quatro destinos: Andes, Amazônia, Costa do Pacífico e Galápagos.
- Andes. As montanhas abrigam o vulcão Chimborazo, o ponto mais distante do centro da Terra, e portanto mais próximo do Sol. Além disso, lá reúnem-se fazendas coloniais, mercados nativos com sua peças e artigos coloridos, plantações de rosa. Lembrando que as rosas equatorianas já estiveram na cerimônia do Oscar em 2019, assim como no filme A Bela e a Fera.
- Amazônia Equatoriana. Rica pela diversidade da sua fauna e flora, a região equivale a 48% de todo território nacional.
- Costa do Pacífico. Dona ecossistemas incríveis de manguezais, assim como florestas secas equatoriais. Atrai turistas para pratica de surf, caiaque, parapentes e mergulhos.
É nesta região onde é feito o famoso chapéu do Panamá (palha Toquilla) – ou seja, na verdade ele é equatoriano. Durante a construção do Canal do Panamá (1904 – 1914) era moda usar esse chapéu, mas depois que fotografaram o presidente americano Theodore Roosevelt (1858 – 1919) usando um destes no Canal do Panamá, o chapéu passou a ser denominado como panamenho para sempre. Apesar disso, continua sendo fabricado no Equador.
- Galápagos. Tratam-se de arquipélagos vulcânicos, fundamentais para que o inglês Charles Darwin definisse a Teoria da Evolução.
“Tem muita coisa única no Equador”, ressaltou Rosane Lucas. Ela ainda enalteceu a diversidade da banana em várias receitas sem ter o mesmo gosto, os povos indígenas originários ainda muito presentes nos descendentes, o turismo de aventura e natureza, o cacau, as frutas e verduras, além dos 15 restaurantes equatorianos na lista do 50 Best Discovery.
Especialistas presentes no Road Show
Evelyn Carrillo, do comercial internacionais da Gray Line, listou os destinos que considera principais: Quito, Cuencas, Guayaquil e Galápagos, “temos experiência de paisagens belíssimas em todo o Equador”, enaltecendo o destino. A Gray Line é uma operadora com serviço diferenciado para grupos de no máximo 16 pessoas para experiências local mais autêntica.
Gustavo Santamaría da operadora Pamtour levou uma quantidade enorme de camisetas equatorianas para sortear, alguma delas com arte do filho dele que é artista. Ele falou sobre roteiros e convidou todos a conhecerem o Equador.
Presente no evento, o diretor do escritório comercial do Equador no Brasil, Edgar Novoa detalhou a parceria do Brasil com o país anfitrião do Road Show.
“Nós temos dois objetivos, trazer produto do Equador para o Brasil e levar investimentos do Brasil para o Equador, nos últimos três anos buscamos trazer mais camarões, relembrando que somos o maior exportador de camarão branco do mundo. Além disso a exportação de peixe é representada por 40 empresas equatorianas. E estamos trazendo nossas rosas também pouco a pouco para o Brasil, ainda existe uma resistência por elas serem mais caras, mas tem excelente qualidade”, destacou Novoa.
O executivo também falou que estão se organizando com as companhias aéreas para os voos ao destino: Como Gol, Avianca e Latam. Copa Arlines opera assiduamente no país.
REDAÇÃO DO DT (ME) com edição Clara Ribeiro