A partir de Lisboa de carro, numa viagem de apenas uma hora e meia de carro, em uma boa estrada, é possível chegar ao Alentejo, uma das regiões mais visitadas de Portugal por quem aprecia vinhos, cultura e história.
Évora é a cidade mais procurada da região, por ser patrimônio mundial pela Unesco. Um passeio por lá não deve faltar em seu roteiro de viagem ao país. São visitas imperdíveis em Évora: a conhecida Capela dos Ossos, o Templo Romano e a Sé Catedral – que fica no centro histórico.
*Por Simone Barros – @viagemelifestyle
Mas, uma cidade bem próxima dali, surpreende por oferecer experiências culturais, e também para quem ama bons vinhos e gastronomia. Estamos falando de Estremoz , que é chamada de Cidade Branca, por sua produção de mármore branco – que a projetou internacionalmente.
O que visitar
A região tem 22 vinícolas e vários espaços culturais super interessantes que destacam as tradições do Alentejo. O maior acervo privado de azulejos do país está lá no lindo e amplo Museu Berardo, que é uma iniciativa conjunta da Coleção Berardo e da Câmara municipal da cidade de Estremoz.

O Museu Berardo apresenta em 35 salas a história dos últimos oito séculos da azulejaria, em sua exposição inaugural intitulada “800 Anos de História do Azulejo”.

Outro ponto imperdível para uma visita na cidade é o Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz. O espaço cultural reúne obras de artesanato popular criadas com uma técnica secular de manuseio do barro . Os bonecos são parte da identidade cultural local. As primeiras referências a esses bonecos de Estremoz são do início do séc. XVIII. De 1770 há registro de trabalho de mulheres que faziam figuras de barro e que tinham um trabalho não reconhecido enquanto ofício.
Numa visita ao museu é possível conhecer mais de cem figuras de artesanato alentejano e suas histórias, e numa caminhada por Estremoz é possível visitar ateliês de artistas que ainda produzem bonecos de forma tradicional e também em formas contemporâneas.
Outro passeio que deve constar em sua visita à Estremoz é o mercado tradicional que acontece aos sábados – uma feira a céu aberto em ruas do centro da cidade onde são vendidos frutos da região, queijos, objetos de couro , artesanato e também produtos usados diversos.

Hospedagem e gastronomia
Uma boa pedida para explorar bem Estremoz é ficar hospedado em seu centro histórico, próximo aos museus, igrejas e lojas. Uma boa dica é a Casa do Gadanha, uma verdadeira casa de campo junto ao centro da cidade e em frente ao Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz.

A hospitalidade é a marca da Casa do Gadanha. Além de um atendimento muito personalizado, a casa oferece apenas 12 acomodações, todas muito confortáveis, com decoração clean, mimos e um ambiente muito acolhedor. Para completar a experiência, a casa conta com sala de estar e um terraço com linda vista da cidade onde há uma pequena piscina. Vale destacar que o café da manhã é bem servido e com itens frescos, pães de fermentação natural feitos lá, além de frios e bolos.

Importante destacar que a hospedagem conta com o conceituado restaurante de mesmo nome, que consta no guia Michelin. A casa comendada pelo chef Ruben Trindade privilegia o melhor da cozinha alentejana, produtos frescos e refeições para compartilhar (com toque contemporâneo e apresentação que impressiona) , sempre acompanhadas de bons vinhos locais. A carta de drinks tem opções autorais e vinhos internacionais também.

Já a Mercearia Gadanha fica próxima ao hotel, cerca de cinco minutos de caminhada, e é comandada pela chef brasileira Michele Marques. Casa acolhedora, ambiente casual junto também a uma mercearia mesmo- onde são vendidos azeites , vinhos, frios, queijos e outras delícias da região – o restaurante está sempre lotado e convém fazer reserva de mesa. Com menu variado, mas que também privilegia os produtos locais, é uma ótima pedida para um almoço bem servido e muito saboroso e conta com ótima carta de vinhos nacionais para consumo no local ou para levar. Bochechas de porco e pratos com bacalhau estão entre as opções de destaque da casa. Essa é uma daquelas experiências que dá vontade de voltar à Portugal muitas vezes.
Enoturismo
São mais de vinte opções de vinícolas para visitar em Estremoz. Duas dicas que não devem faltar em sua viagem à cidade é conhecer a Herdade das Servas e a Tiago Cabaço.

A herdade das Servas tem história de mais de 300 anos de história em vitivinicultura. Numa visita à propriedade é possível realizar diversos tipos de provas com os rótulos da marca. Para tornar a experiência mais especial, não deixe de, logo após o tour, conhecer a gastronomia do Legacy Winery Restaurant. Comandado pelo experiente chef Emanuel Rodriguez, a charmosa casa apresenta uma cozinha contemporânea, mas inspirada nas tradições da gastronomia alentejana. As opções do menu harmonizam muito bem com os rótulos locais.

O nome do jovem enólogo nascido e criado em Estremoz dá nome a uma moderna vinícola que à primeira vista já surpreende por suas instalações. Criada em 2004, a vinícola Tiago Cabaço oferece tours com acesso às suas vinhas e degustações de seus rótulos – que variam de acordo com a opção de prova escolhida. As provas de vinho master e master vintage reúnem os rótulos mais conceituados da vinícola.