Dados são do novo estudo da Preply, que traz a retrospectiva turística da população, bem como as expectativas dos ouvidos para o próximo ano
Enquanto turista, você já voltou de certas viagens com a sensação de que, de alguma forma, foi surpreendido, seja em relação ao custo-benefício, a comida local ou a simpatia dos moradores do destino escolhido?
Se sua resposta foi “sim”, saiba que é mais comum do que parece: em um levantamento recente sobre o assunto, a maioria dos brasileiros admitiram não apenas que isso acontece com frequência, mas que a visita a três estados específicos os deixaram positivamente surpresos em 2024 — São Paulo, Bahia e Minas Gerais.
Veja também as mais lidas do DT
Os dados dos chamados “destinos surpreendentes” acabam de ser divulgados pela Preply, plataforma que, para compreender as experiências turísticas da população no ano que está prestes a se encerrar, pediu que respondentes de Norte a Sul compartilhassem suas retrospectivas anuais de viagens, bem como as expectativas quando o assunto é fazer as malas em 2025 (acesse aqui a página oficial do estudo).
Ao longo do levantamento, aliás, 6 em cada 10 ouvidos disseram estar encerrando 2024 menos estressados graças ao hábito de viajar, que também os ajudou a fortalecer suas relações pessoais, ampliar o conhecimento cultural e, ainda, aumentar a autoconfiança. Seus planos para os próximos doze meses, nesse sentido, podem ser resumidos apenas a um único objetivo: relaxar e descansar, dentro ou fora do país.
Brasileiros relatam menos estresse graças a viagens feitas em 2024
Entre a maioria dos entrevistados pela plataforma — 8 em cada 10 disseram ter viajado ao menos uma vez durante o ano, no geral por lazer (81%) —, de fato, a sensação geral é a de fechar um novo ciclo com mais leveza: para 64,7% deles, viver boas experiências enquanto viajantes nos últimos doze meses reduziu seus níveis de estresse consideravelmente nesse período, cooperando para dias de mais bem-estar mesmo em meio aos desafios.
Os efeitos positivos, de toda forma, não pararam por aí, sobretudo tendo em vista a quantidade de respondentes que também relataram terem se tornado pessoas com mais conhecimento cultural (47,8%), autoconfiança (25,5%) e proximidade com seus relacionamentos pessoais (52,9%) graças aos dias fora de casa em 2024, sem contar todos os ganhos no que se refere à empatia por outras culturas (21,2%).
Para que fazer as malas rendesse apenas bons frutos e momentos de tranquilidade, de toda forma, foi preciso que tais viagens ao longo de 2024 envolvessem bastante pesquisa e planejamento. Não à toa, segundo a maioria dos entrevistados, a preparação levou em conta as mais diversas ferramentas — das plataformas de reservas online, como o Booking e Airbnb (49,3%), ao Youtube (22,7%), blogs e sites de viagem (31,2%) e, claro, as redes sociais (37,3%), que os ajudaram a colher dicas e contornar possíveis imprevistos.
Os destinos mais surpreendentes de 2024 segundo os viajantes
Na pesquisa realizada pela Preply, os entrevistados elegeram os três destinos nacionais que mais excederam suas expectativas: São Paulo (13%), Bahia (12,5%) e Minas Gerais (10,4%) — estados que, seja pelo custo-benefício, acolhimento da população local ou experiências fora do roteiro, se mostraram muito melhores do que o esperado.
Fechando o top 5 outros dois representantes da região Nordeste: Alagoas (10,2%) e Ceará (9,2%), que assemelham por conterem praias de interesse nacional, culinárias marcantes e paisagens que atraem visitantes nas mais diversas épocas do ano.
Expectativa para 2025
Para 2025, 48,2% dos brasileiros entrevistados pela Preply, compartilharam ter a meta principal de viajar para o exterior, parcela similar à de respondentes cujo objetivo número um será, na verdade, visitar novos lugares dentro do Brasil (48,4%).
Independentemente do destino escolhido, tanto o tipo de viagem quanto sua finalidade parecem se aproximar entre os mais diversos viajantes: para o ano que vem, a maioria dos ouvidos esperam embarcar rumo a praias paradisíacas (54,2%), cidades históricas (37,6%) e capitais culturais e artísticas (32,9%)… em todas elas com o intuito de relaxar e descansar (72%), viver experiências únicas e marcantes (48,6%) e, ainda, explorar novas culturas (41,8%).
Embora possa parecer cedo para alguns, inclusive, há quem esteja se organizando desde já — e não só em relação ao próprio passaporte, compra de passagens e reserva de acomodações para as aventuras futuras.
Para se ter uma ideia, entre os desbravadores cuja meta envolve ir para fora do país, não são poucos aqueles que já têm se planejado para fazer cursos de idiomas nos próximos meses (55,5%), consumir mais filmes ou séries na língua local (40,3%) e estudar gramática e vocabulário por conta própria (21,1%), de forma a não passar perrengues internacionalmente.
Daqui para frente, apps de aprendizagem de idiomas também serão os melhores amigos de 57,9% dos brasileiros, que mal veem a hora de praticar a conversação com falantes nativos em 2025.
Metodologia
Para compreender a retrospectiva e expectativas de viagens da população, nas últimas semanas, foram entrevistados 500 brasileiros residentes em todas as regiões do país. Ao todo, os respondentes tiveram acesso ao total de 10 questões, que exploraram suas experiências turísticas ao longo de 2024, os destinos mais surpreendentes do ano e o planejamento para visitar novos lugares nos próximos doze meses. A organização das respostas possibilitou a criação de diferentes rankings, nos quais você confere o percentual de cada alternativa apontada pelos entrevistados.