Evento terá 87 dias de duração em plena temporada de verão e será o único a reunir todas as cidades da região do litoral norte
O 1º Festival Gastronômico do Litoral Norte | Sabores da Praia, será realizado entre os dias 2 de dezembro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023, nasce como o maior do Brasil em duração. Serão 87 dias em que o trade gastronômico e patrocinadores poderão expor suas marcas e produtos para um público estimado de 3,5 milhões de turistas, além da população fixa, estimada em 350 mil pessoas.
Será também o primeiro festival do gênero a reunir as quatro cidades do Litoral Norte do Estado de São Paulo (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba). A missão é promover experiências inusitadas para o público, formadores de opiniões e para toda a cadeia que compõe os elementos principais da gastronomia regional.
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O Festival reunirá os principais restaurantes, gastrobares, pizzarias, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, docerias, cervejarias e produtores artesanais da região. O evento será indoor, ou seja, apenas entre os restaurantes, e reunirá os principais nichos da gastronomia.
“O modelo indoor possibilita que os estabelecimentos participantes possam ter o controle da qualidade de seus alimentos e da segurança alimentar, além de possibilitar o uso da própria estrutura desses lugares, já que festivais realizados em praça pública não oferecem uma estrutura adequada para o preparo de alimentos, além da geração de muito lixo, como pratos, talheres e copos descartáveis”, destaca Jéssica Aquino, gerente de marketing da Sabores da Praia e da Sabores da Montanha, este último, braço do Grupo Sabores na Serra da Mantiqueira, que também receberá seu festival a partir de junho de 2023.
O formato do festival será diferente dos eventos semelhantes, que tradicionalmente já são realizados pelas prefeituras locais na baixa temporada, cujo principal objetivo é atrair turistas e vender pratos.
“Nosso objetivo não é atrair turistas, já que o evento será realizado em plena temporada de verão. Nem vender pratos, uma vez que os estabelecimentos gastronômicos estarão com alta demanda nesta época. Nosso principal objetivo é divulgar a gastronomia regional mundo afora, aproveitando a visibilidade da grande mídia, que nesta época do ano volta seus holofotes para o litoral norte. Além disso, será um atrativo extra para os turistas que viajarem para a região, já que nesta época não existe nenhum festival gastronômico”, explica.
A região já se tornou um grande polo gastronômico, mas que ainda falta lapidá-lo. “Temos uma grande diversidade de estabelecimentos gastronômicos, que vão de restaurantes mais simples, mas com comida de extrema qualidade, até os que apostam na alta gastronomia, como é o caso de estabelecimentos de Ilhabela e Costa Sul de São Sebastião, com excelentes restaurantes e chefs renomados. A questão é que toda essa diversidade não é divulgada. E a pouca divulgação que existe fica restrita às mídias locais e regionais. O festival pretende consolidar a região como um importante polo gastronômico brasileiro”, destaca Jéssica.
Participação dos restaurantes
Para participar os estabelecimentos deverão criar um prato ou produto exclusivo para o Festival. As cervejarias, cafeterias e docerias também poderão criar produtos específicos para o evento.
Os pratos ou criações deverão ter um valor acessível a moradores e turistas, que será fixado pelos próprios restaurantes.
Na prática, nada muda no dia a dia dos estabelecimentos. O Festival pensou em aproveitar a estrutura própria dos estabelecimentos para a realização do evento, com todos os cuidados necessários nesses tempos de pós pandemia.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências