Encontro na capital paulista mostra como ações de conexão com a natureza e foco em saúde mental são tendências que guiarão setor
Unir o turismo ao conhecimento dos profissionais de saúde e provocar mudanças de hábitos positivas nos viajantes. Estas são as principais intenções com a promoção do turismo de bem-estar, tema discutido no 10º Expo Fórum Visite São Paulo, realizado nesta segunda-feira (1), na capital paulista.
por Bruno Almeida, especial para o DT
Coordenadora de Negócios Educacionais no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de São Paulo, Ana Livia Reis da Silva foi responsável pela palestra “Turismo de Bem-Estar no Estado de São Paulo – desafios e diretrizes”, na qual explicou como o assunto já é responsável por uma ampla movimentação de turistas em todo o país – e a previsão da especialista é que cresça ainda mais.
Ana Livia apresentou dados que comprovam como a economia do bem-estar já movimenta números expressivos em todo o mundo: R$ 1,3 trilhões no último ano. No Brasil, a 12ª do mundo no segmento e a maior na América Latina, não é diferente, segundo o Instituto Global de Bem-Estar. Por isso, integrar o tema a diretrizes turísticas é visto como essencial para Ana Livia. “A gente percebe que (o bem-estar) é um movimento que já está sendo feito, mas ele precisa entrelaçar (com o turismo). O desafio do Senac foi justamente montar essa proposta de formação, unir o turismólogo com esses profissionais de saúde, para que eles entenderem que turismo e bem-estar não é como eu consumo um lugar e me sinto bem por estar ali, mas, sim, é muito entrelaçado com esse turismo de propósito”, começou.

“A gente entende que o Brasil tem um potencial que já existe. A ideia era realmente olhar para os equipamentos turísticos que os municípios já têm e como se envolver para o bem-estar. Hoje o turista, ele busca descansar, ter equilíbrio e que ele possa voltar para a rotina dele de trabalho mais equilibrado”, disse.
A proposta do Senac incluiu o lançamento, neste ano, de publicações sobre o turismo de bem-estar em São Paulo. A primeira trata de um estudo voltado a gestores públicos, com orientações sobre como desenvolver o segmento nos municípios. A outra é um guia turístico para profissionais e para viajantes, com 27 destinos paulistas que oferecem experiências para o autocuidado, relaxamento e conexão com a natureza. O material foi desenvolvido a partir de mais de 200 horas de estudos nos municípios de Águas de São Pedro, Campos do Jordão, Socorro, Águas de Prata, Analândia, São Paulo, Caraguatatuba, Ribeirão Pires e Amparo.
Com os documentos, a instituição espera desenvolver e promover o turismo de saúde e bem-estar no estado de São Paulo, “preservando e valorizando os recursos naturais, culturais e humanos para proporcionar experiências de promoção e manutenção à saúde, autocuidado, com recolecção e transformação pessoal, com foco em sustentabilidade e economia local, e integração entre os visitantes e as comunidades”, finaliza Ana Livia.
As publicações estão no portal da Secretaria de Turismo paulista:
https://plataforma.turismo.sp.gov.br/guia-de-turistico-de-bem-estar.
10º Expo Forum Visite São Paulo
O Expo Fórum Visite São Paulo chega a sua 10ª edição com o tema “Turismo com Propósito”. O encontro acontece no WTC Events Center e traz uma programação de palestras e a exposição de destinos paulistas.
LEIA TAMBÉM:
Toni Sando abre o Expo Fórum 2025 com celebração dos resultados e projeções otimistas para São Paulo





