A Expo Turismo Paraná 2025, realizada em Curitiba, consolidou-se como um dos mais importantes eventos do setor turístico no Brasil.
por Paulo Atzingen (de Curitiba)*
Durante a coletiva de imprensa realizada no encerramento da feira, nesta sexta-feira (28), o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), João Rigon Filho, apresentou um balanço preliminar que destacou o sucesso absoluto da 29ª edição.
O evento reuniu agentes de viagens, expositores e autoridades em um ambiente dinâmico e produtivo, que promoveu oportunidades de negócios e networking de alta qualidade. A expectativa inicial de público foi superada, com números que reforçam o potencial do Paraná como destino turístico emergente no cenário nacional.
Sucesso de público e expectativa superada
Segundo João Rigon Filho, a Expo Turismo Paraná 2025 superou as expectativas, mesmo com a feira ainda em andamento no momento da coletiva. A última edição, a 28ª, contou com cerca de 5 mil visitantes, enquanto a atual edição já ultrapassava os 6 mil, e a contagem final deverá ser divulgada na próxima semana.
“Eu gostei bastante. Tivemos até overbooking nessa feira. No primeiro dia, até o meio-dia, já havíamos esgotado os crachás que trouxemos, que são os que normalmente usamos na Expo Paraná. Então, pra nós, foi muito bom. Foram mais de 3 mil crachás só no primeiro dia”, destacou Rigon.
Segundo o presidente, os expositores também manifestaram satisfação e já demonstram interesse em garantir espaço na próxima edição.

Próxima edição e impacto do calendário de eventos
Embora a data da próxima Expo Turismo Paraná ainda não esteja totalmente definida, há uma tendência para que ela ocorra em maio de 2026, nos dias 7 e 8. A mudança de data é justificada pela coincidência com outros eventos do setor, como o Ugarte, que acontece dias 28 e 29 de março, em Porto Alegre.


Parcerias e fortalecimento do turismo paranaense
“Uma das grandes novidades desta edição foi o retorno do selo de qualidade do Sebrae à Expo, que já havia sido adotado em edições passadas e agora foi retomado com força total. Tanto o governo estadual quanto o municipal apoiaram a realização do evento, reforçando o comprometimento com o fortalecimento do turismo local”, enumerou Rigon.
O presidente da ABAV Paraná também citou números gerais, do Estado: Segundo ele, o estado do Paraná apresentou números impressionantes: enquanto a média nacional de crescimento do turismo foi de 3,5%, o Paraná registrou um aumento expressivo de 7,2%. “Fatores como os voos internacionais diretos a partir de Curitiba e a colaboração entre os governos estadual e municipal contribuíram para esses resultados”, disse.


Novas parcerias e diversidade de expositores
A Expo também se destacou pela diversidade de participantes e pela presença de novos expositores, como uma operadora de turismo israelense e uma consolidadora que começou a atuar no final do ano passado, lembrou Rigon. Outra novidade foi a criação da iniciativa “Alma Paranaense”, desenvolvida por Gisele Passos e Ana Thomaz, com o objetivo de valorizar a identidade turística do estado, promovendo atrativos como as Cataratas do Iguaçu, cânions e a rica gastronomia local.
João Rigon ressaltou a relevância da presença da presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina, que participou da feira junto com o corpo jurídico da entidade. “A presença institucional fortaleceu a credibilidade do evento e reforçou o comprometimento da entidade com o desenvolvimento do turismo paranaense”, completou.
LEIA TAMBÉM:
*O jornalista Paulo Atzingen e o fotógrafo Felipe Maresca viajaram a convite da ABAV – Paraná