À frente de um dos mais importantes hotéis de luxo na orla de Copacabana, Netto Moreira, gerente geral do Fairmont Rio, compartilha uma visão refinada e estratégica sobre os movimentos recentes e futuros do setor. Em uma conversa exclusiva com o DIÁRIO DO TURISMO, ele revela como o hotel vem mantendo índices expressivos de ocupação mesmo fora da alta temporada, impulsionado pela retomada do turismo internacional e pela valorização de experiências únicas e personalizadas. O executivo também antecipa os destaques da programação natalina e do aguardado Réveillon 2025/2026, em uma combinação precisa de tradição, lifestyle e sofisticação, além de apresentar novidades em hospitalidade que prometem elevar ainda mais o padrão da experiência Fairmont.

DIÁRIO: O penúltimo trimestre do ano (julho, agosto e setembro) é tradicionalmente movimentado. Poderia compartilhar conosco qual foi o percentual médio de ocupação do Fairmont nesse período e como ele se compara ao mesmo trimestre de 2024?
O turismo da cidade do Rio de Janeiro, vive um momento muito promissor e não somente no penúltimo trimestre. A cidade recebeu cerca 6,8 milhões de visitantes no primeiro semestre de 2025, aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado e dentre esses, o turismo internacional teve alta de 52,1%, segundo dados oficiais da Prefeitura da cidade. Esses números ilustram um cenário de crescimento robusto que contribui fortemente para a hotelaria de luxo. Nesse contexto, mantemos a expectativa de crescimento moderado para o fechamento de 2025, apoiados tanto pela retomada internacional quanto pela demanda doméstica.

DIÁRIO: Com base nos dados atuais, qual é a expectativa de ocupação para o fechamento de 2025? O hotel projeta crescimento, estabilidade ou retração em relação a 2024?
Nossas projeções indicam um cenário de crescimento, sustentado por um mix equilibrado entre lazer, eventos sociais e corporativos, turismo local e o público internacional. Esperamos encerrar 2025 com bons índices de ocupação, apoiados em uma estratégia de valorização da experiência e da personalização do serviço.

DIÁRIO: Quais estratégias o Fairmont tem adotado para manter um alto índice de ocupação ao longo do ano, especialmente em períodos fora de alta temporada? Qual é o perfil do hóspede do Fairmont?
Trabalhamos com um planejamento integrado que combina hospitalidade, gastronomia, cultura e lifestyle. O Fairmont Rio tem se consolidado como um destino em si, oferecendo experiências únicas ao longo de todo o ano, como eventos gastronômicos, festivais de música, bem-estar e arte, além de cada vez mais se consolidar como sede de grandes eventos corporativos de relevância global, como BRICS e G20. Nosso hóspede é exigente, cosmopolita e busca exclusividade e autenticidade. Essa conexão emocional é o que nos diferencia.
DIÁRIO: A programação natalina do hotel inclui desde jantares exclusivos até atrações culturais como coral e exposições artísticas. Como o Fairmont busca equilibrar tradição, sofisticação e inovação nessas celebrações?
Nosso propósito é manter a tradição viva, mas sempre com um olhar contemporâneo. Valorizamos os rituais do Natal — a gastronomia, a música e o encontro entre família e amigos —, mas reinterpretamos tudo isso com o bem receber que define o Fairmont. O menu natalino é assinado pelo nosso chef Jérôme Dardillac, que preparou uma ceia especial unindo receitas tradicionais aos sabores da culinária brasileira.
O hotel também contará com uma árvore de Natal que terá como tema Natal Tropical, criada pela artista Tarsila Schubert, reforçando nossa conexão com a arte e com o talento nacional. Mantemos ainda a programação de música ao vivo na Infinity Pool, que já se tornou um dos símbolos do nosso lifestyle à beira-mar. E estamos prevendo algumas outras boas novidades.
E para o fim de ano, uma das celebrações mais aguardadas da cidade, o Réveillon do Fairmont Rio, promete surpreender. Para receber 2026, o hotel prepara uma noite inesquecível com o tema “Awaiting Midnight”, que busca capturar a magia dos momentos finais do ano e o melhor, na praia de Copacabana — o cenário mais icônico do mundo para celebrar a virada.
A ceia especial da noite também leva a assinatura do chef Jérôme Dardillac e os convidados poderão optar por pacotes completos de hospedagem com acesso à festa ou adquirir ingressos individuais para a ceia e celebração. Seja qual for a escolha, o Réveillon no Fairmont Rio promete ser um momento verdadeiramente inesquecível.

DIÁRIO: Além da festa no hotel, o Tropìk Beach Club terá uma celebração à beira-mar. Qual é a proposta desse evento em relação à experiência do hóspede no Fairmont?
O nosso beach club Tropìk é uma extensão natural da experiência Fairmont — um espaço leve, pé na areia e com o lifestyle carioca. A celebração de Réveillon no Tropìk se transforma em um verdadeiro mirante da festa de Copacabana. Tem um clima mais despojado, com o menu também assinado pelo chef Jérôme e atendimento da nossa equipe. Perfeito para quem quer celebrar a chegada de 2026 com pé na areia com o som do mar e atrações musicais. De atrações musicais, está confirmada a DJ Palomma e performance do multi-instrumentalista Felipe Miranda. Acredito que, assim como nos anos anteriores, será uma celebração energizante.

DIÁRIO: O hotel já sente um aumento nas reservas para o período das festas de fim de ano? Existe alguma novidade em termos de hospitalidade ou serviços personalizados que será apresentada nessa temporada?
Sim, a procura está muito aquecida e este ano, estamos ampliando nossas experiências personalizadas — desde o check-in até o menu sob medida, passando por serviços de bem-estar e experiências exclusivas para todos os perfis. Temos atividades ao ar livre, o sleep menu, terapias novas em nosso Fairmont SPA, mudanças na carta de vinhos do Marine, bem como o lançamento da nova carta de drinks no Spirit Copa Bar. Diversas atrações musicais, com apresentações ao vivo, todos os dias. Nossa academia passou a funcionar 24 horas. Estamos sempre apoiando eventos e projetos da cidade o que permite, em muitos casos, acesso para nossos hóspedes, como por exemplos festivais de música e gastronomia. O objetivo é que cada hóspede e cliente vivam momentos inesquecíveis, com o padrão de excelência e cuidado que são marcas do Fairmont.




