Warning: Undefined array key "color-1-overlay" in /home/diariodoturismoc/public_html/wp-content/plugins/td-composer/legacy/common/wp_booster/td_block.php on line 2677

Warning: Undefined array key "color-2-overlay" in /home/diariodoturismoc/public_html/wp-content/plugins/td-composer/legacy/common/wp_booster/td_block.php on line 2677

FBHA comemora recorde de turistas estrangeiros no Brasil em 2024

Continua depois da publicidade

Presidente da FBHA afirma que o recorde é motivo de comemoração, mas também destaca a necessidade de adaptação para manter o crescimento


O Brasil encerrou 2024 com uma marca histórica: mais de 6,6 milhões de turistas estrangeiros visitaram o país ao longo do ano, de acordo com dados do Ministério do Turismo. O número exato, 6.621.795 visitantes, representa o maior já registrado desde o início da série histórica, em 1970, e supera a meta de 6,4 milhões estabelecida pelo Plano Nacional de Turismo 2024/2027.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

Veja também as mais lidas do DT

Este recorde também ultrapassa os resultados de 2016, quando o Brasil sediou os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, um marco significativo para o setor de turismo. Em relação a 2023, o aumento foi de 12%, reforçando a retomada do turismo internacional após os anos de retração causados pela pandemia.

Desafios e Oportunidades para o Setor

Para Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), o recorde é motivo de comemoração, mas também destaca a necessidade de adaptação para manter o crescimento. “Capacitar nossa mão de obra continua sendo uma prioridade, especialmente com foco em habilidades como fluência em outras línguas”, afirma. Ele também pontuou a importância de investimentos governamentais em infraestrutura e segurança, além de políticas que tornem os serviços turísticos mais competitivos.

A meta para 2025 já está traçada: atrair 6,9 milhões de visitantes internacionais. Para isso, será crucial a melhoria em aeroportos, rodovias e a ampliação de serviços turísticos, atendendo a uma demanda cada vez mais diversificada e exigente.

Retomada Sustentada

O crescimento no número de turistas estrangeiros reflete a recuperação do turismo brasileiro após o período crítico da pandemia, quando restrições severas impactaram o setor globalmente. Agora, com fronteiras abertas e uma demanda reprimida por viagens, o Brasil volta a se consolidar como um destino de destaque mundial, oferecendo uma combinação única de beleza natural, cultura vibrante e hospitalidade reconhecida internacionalmente.

Com o resultado de 2024, o Brasil demonstra seu potencial como um dos principais destinos turísticos do mundo, mas também revela a necessidade de planejamento estratégico para transformar esse crescimento em desenvolvimento econômico sustentável para o setor e o país.

Comparativos

Se comparados os números, o resultado de 2024 supera também o ano de 2016, quando o Brasil recebeu a Olímpiada, no Rio de Janeiro. A quantidade registrada neste ano foi 12% superior à de 2023.

Veja:

  • 2024: 6.621.795
    • 2023: 5,9 milhões
    • 2022: 3.6 milhões
    • 2021: 745,8 mil
    • 2020: 2,1 milhões
    • 2019: 6,3 milhões
    • 2018: 6,62 milhões
    • 2017: 6,58 milhões
    • 2016: 6,54 milhões
    • 2015: 6,3 milhões

Segundo o Ministério do Turismo, esses números não incluem brasileiros que vivem no exterior e visitam o Brasil, somente cidadãos estrangeiros.

“O ano de 2024 entra para a história do nosso turismo como um ano de recordes. O setor tem mostrado toda sua capacidade e força para receber esses turistas que escolheram nossos destinos ao longo do ano e, com o apoio do governo federal, temos apostado em um trabalho de valorização cultural e promoção internacional da nossa imagem lá fora”, afirmou em nota o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Celso Sabino, Ministro do Turismo (Foto: DT)
Celso Sabino, Ministro do Turismo (Foto: DT)

Segundo o governo federal, a meta estabelecida pelo Programa de Aceleração do Turismo Internacional é ultrapassar a marca de 8 milhões de turistas internacionais até 2027.

2025

Para o próximo ano, o Ministério do Turismo informou que espera receber “milhares de visitantes” estrangeiros a mais em razão dos fóruns internacionais que o país sediará, entre os quais:

  • Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30);
    • Cúpula do Brics, que reúne líderes de países como Brasil, China e África do Sul.

Além disso, segundo o ministério, editais do Programa de Aceleração do Turismo Internacional têm previsão de R$ 63,6 milhões em investimentos para a atração de novos voos em rotas nacionais.

“A expectativa é de que sejam gerados ao menos 500 mil novos assentos no período de um ano. O número já impacta em recorde em assentos de voos internacionais para a temporada de verão”, informou o governo.

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade