Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, fala ao DIÁRIO

Continua depois da publicidade

O DIÁRIO conversou com Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, e ele falou sobre os investimentos no turismo da Paraíba, a divulgação do destino, e muito mais

“Eu sou muito feliz, eu sou paraibano”. Essa frase da música “Paraíba Joia Rara”, do cantor Ton Oliveira, pode ajudar a descrever Ferdinando Lucena. Isso porque o presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo S/A PBTur), demonstra, em sua voz e em suas ações, o orgulho pelo seu Estado.

Além disso, ele também mostra sua disposição em continuar trabalhando para que o destino Paraíba seja cada vez mais conhecido e apreciado pelos turistas.

Veja também as mais lidas do DT

Tanto que, recentemente, Ferdinando foi homenageado pelo Departamento de Turismo e Hotelaria da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), pelas suas contribuições ao setor turístico.

Inclusive, ele é formado em Turismo pela UNIESP e tem pós-graduação em Turismo e Desenvolvimento Territorial pela Universidade Federal da Paraíba (UFB) e em Gestão Pública pelo UNIPÊ.

Agora, nessa entrevista ao DIÁRIO, ele falou sobre os investimentos no turismo da Paraíba. Ainda, ele comentou sobre as novidades do Estado e as expectativas para o destino em 2023. Confira:

Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, fala ao DIÁRIO

DIÁRIO – Nós ficamos sabendo que o senhor foi homenageado pelo Departamento de Turismo e Hotelaria da UFPB. Como foi para o senhor receber essa homenagem?

Ferdinando Lucena: Foi um momento de muita alegria, por conta, exatamente, de ter recebido essa homenagem dentro de casa, dentro da própria Paraíba. Ser reconhecido pela Universidade Federal foi importante, porque demonstra que o trabalho que nós estamos fazendo aqui, na empresa de promoção turística da Paraíba, tem surtido um efeito importante no mercado. Assim como dentro dos muros da Universidade.

Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, ao lado de autoridades, após receber homenagem da UFPB
Ao lado de autoridades, Ferdinando Lucena tirou foto após receber homenagem da UFPB (Foto: Divulgação / PBTur)
“Dar mais visibilidade para a Paraíba e suas regiões turísticas”

DIÁRIO – Quanto ás participações nas feiras, como a 50ª ABAV Expo e FIT Argentina, quais os resultados objetivos e subjetivos que a PBTur obteve?

Ferdinando: Dentro da nova política e estratégia de promoção e divulgação do Governo do Estado por meio da PBTur, nós estamos participando de forma muito robusta de todas as feiras comerciais de turismo do País. Principalmente, nos nossos mercados emissores, nacional e internacionalmente, né? Então, está dentro da proposta dar mais visibilidade ao destino Paraíba e as suas regiões turísticas em mercados. Ou seja, fazendo esses investimentos em mercados que são prioritários aqui para o nosso destino.

Parceria com as operadoras e crescimento do número de turistas

DIÁRIO – E como que está a parceria com as operadoras, como a Azul Viagens, para levar mais turistas para a Paraíba?

Ferdinando: Também dentro dessa nova proposta de promoção e divulgação do destino, um dos pilares importantes é a negociação, o relacionamento comercial com as grandes operadoras do Brasil e do exterior, e o trabalho, em parceria com essas operadoras, tem nos dado um impacto muito importante nos resultados mais assertivos aqui para o destino.

Então, várias operadoras receberam investimentos do Governo do Estado durante 2023 e os resultados já começam a aparecer, com o melhoramento de indicadores extremamente importantes, em relação a 2022.

DIÁRIO – O senhor pode destacar algum desses indicadores? O crescimento no volume de pessoas que visitam o destino?

Ferdinando: Na verdade, nós temos dois bons indicadores. Inclusive, acima de 80% em relação à Azul Viagens e também à CVC, né? Então, são duas grandes operadoras que atuam no mercado nacional e que a gente teve acréscimos importantes nos números de turistas que chegam aqui no nosso Estado. Assim como de pacotes comercializados por essas operadoras.

Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, fala sobre a conectividade aérea no Estado

DIÁRIO – E quanto à ampliação da conectividade aérea para o Estado, o senhor pode dar algum panorama?

Ferdinando: O Governo da Paraíba tem trabalhado incansavelmente para poder atrair mais voos aqui para o destino. E isso tem se concretizado com o mini Hub da Azul na cidade de Campina Grande, com a chegada do voo no interior do Estado, a partir de Cajazeiras. Então, hoje todo o território paraibano está interligado com o mundo a partir dos aeroportos e dos voos que hoje todo o território do Estado vem recebendo da companhia Azul Linhas Aéreas.

Investimento na malha rodoviária da Paraíba e Plano de Turismo 2030

DIÁRIO – Ainda nesse assunto, o senhor pode dizer, em números, como está o investimento do Governo do Estado em infraestrutura turística na Paraíba?

Ferdinando: Bem, em relação a infraestrutura turística, o Governo do Estado tem trabalhado, principalmente, para viabilizar novos acessos aos nossos atrativos turísticos do interior do Estado, fazendo com que a nossa malha rodoviária seja uma das melhores do Brasil, né? Então, nós estamos, inclusive, trabalhando com uma consultoria para viabilizar o Plano de Desenvolvimento do Turismo 2030.

E aqui na Paraíba, o que vai nos nortear também, a partir desse grande documento, os novos horizontes do Turismo aqui da Paraíba para os próximos anos. Ele está marcado para ser lançado em março do ano que vem.

DIÁRIO – Esse projeto ainda vai se desenvolvido, certo?

Ferdinando: Ele está em desenvolvimento, e enquanto esse material não sai, nós continuamos aqui, estruturando, promovendo e divulgando os nossos municípios turísticos para potencializar o Estado e fazer com que a gente possa efetivamente, implantar a interiorização do Turismo, em todo o Estado da Paraíba.

Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, fala sobre o maior polo turístico planejado do Nordeste

Além disso, o que realmente posso lhe dizer, é que praticamente, nós tivemos um aumento em mais de 100% no orçamento voltado para a promoção e a divulgação do Turismo da Paraíba. Esse é um ponto importante, porque nós vamos ganhar o maior polo turístico planejado do Nordeste. Isso faz parte da infraestrutura turística, né?

Então, hoje a grande novidade da região Nordeste é o Polo turístico Cabo Branco, que é o maior Polo de turismo planejado do Nordeste. Então já quatro grandes resorts e um grande parque aquático já estão com protocolos assinados e já iniciaram suas obras nessa grande área, que vai revolucionar o turismo da Paraíba nos próximos anos.

Inclusive, só um dos resorts terá mais de 4 mil apartamentos e o investimento é de mais de meio milhão de reais. Isso vai gerar empregos, isso vai gerar injeção de dinheiro novo na nossa economia. Isso vai gerar mais desenvolvimento econômico, social e turístico. Então, a Paraíba está se preparando para ser o grande destino do Nordeste nos próximos anos também.

DIÁRIO – O senhor sabe dizer se tem algum prazo para finalizar esses projetos, esses resorts do Polo Turístico Cabo Branco?

Ferdinando: Bom, todos não, porque cada projeto é diferente um do outro e tem o seu tempo para ser viabilizado, para ser construído. Por exemplo, o Grupo Tauá, que é um grande grupo hoteleiro do Brasil, vai finalizar as suas obras em 2025. Para saber mais detalhes, os grupos hoteleiros, as obras, você pode verificar mais detalhes no site do Polo Turístico Cabo Branco.

Expectativas positivas e 30 mil agentes de viagens impactados com ações

DIÁRIO – Sr. Ferdinando, com todas essas ações, com todos os eventos que aconteceram, como o São João, qual é a sua expectativa do senhor para o turismo na Paraíba?

Ferdinando: Olha, as expectativas são muito positivas. Só para você ter uma ideia, no próximo feriadão que nós vamos ter, que começa neste dia 12 de outubro, nós vamos estar com a ocupação em 97%. Então, os indicadores são muito positivos, são animadores. Nós teremos uma das melhores altas temporadas dos últimos tempos.

Então, as expectativas são muito positivas, não só pelos números que nós trabalhamos esse ano, mas o que será gerado a partir deles, dessas ações que nós fizemos. Além de fazer com que ano que vem a gente possa turbinar a promoção e a divulgação do nosso destino e das nossas regiões turísticas. Ampliando isso aí para outras regiões do país.
Só esse ano foram impactados mais de 30 mil agentes de viagens até o momento.

Então, foram muitos agentes de viagens, foram muitas capacitações, foram inúmeros famtours e diversos fampress. Além disso, praticamente todas as feiras comerciais de turismo do País tiveram a participação da Paraíba. Então, assim, nós estamos cada vez mais ampliando a visibilidade do nosso Estado para o restante do País.

Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, ao lado de Rosália Lucas, secretária de Turismo da Paraíba, no estande da Paraíba, na 50ª ABAV Expo
A secretária de Estado de Turismo de Paraíba, Rosália Lucas e o presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, com o trio de Forró Chamego Nordestino, na 50ª ABAV EXPO (Crédito: Paulo Atzingen)
Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, convida à todos para conhecer a Paraíba

DIÁRIO – Sr. Ferdinando, por fim, qual o seu convite para quem ainda não conhece a Paraíba? Por que que o turista deve visitá-la?

Ferdinando: A Paraíba, diferentemente de outros estados, de outras regiões, a Paraíba, ela vem se destacando principalmente pelos seus atrativos, pela sua hospitalidade e principalmente pela forma como ela vem recebendo os turistas aqui.

Além disso, a Paraíba é um pedacinho do Nordeste que ainda goza de itens que são fundamentais para a chegada dos turistas. Como, a segurança. Além disso, é uma cidade compacta, João Pessoa é uma cidade compacta, que é o portão de entrada.

Então, o nosso destino vem se preparando há muito tempo para, hoje, ter a possibilidade de se apresentar ao país como um local bacana. Para passar férias, para realizar negócios ou para participar de eventos.

Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, convida à todos para conhecer e a Paraíba: foto da Praia do Bessa, em João Pessoa
Praia do Bessa, em João Pessoa (Foto: Cacio Murilo/MTur)

Para saber mais, acesse o site oficial da Empresa Paraibana de Turismo.


Por Caroline Figueiredo – repórter do DT.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade