Com a saudação “Odoiá!”, os admiradores da “rainha do mar” reverenciam a orixá durante as homenagens, nesta segunda- feira (2), na tradicional entrega do presente à Iemanjá, na Festa do Rio Vermelho. Realizado desde 1923, o festejo costuma reunir milhares de turistas e baianos e é considerado um dos mais bonitos e concorridos do calendário de festas populares da Bahia.
Com roupas e adereços azuis e brancos, as cores de Iemanjá, o público enfeita as ruas do Rio Vermelho dando um tom especial às belezas naturais de um dos bairros mais boêmios da capital baiana.
De acordo com o major André Ricardo, da 12° Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Rio Vermelho), a expectativa é de que 200 mil pessoas circulem pelo bairro durante todo o dia.
Veja também as mais lidas do DT
Flores, espelhos, perfumes, joias, pentes, são alguns dos presentes oferecidos pelos devotos. Uns preferem deixar os agrados pessoalmente nas águas do mar, outros fazem questão de pegar a fila para colocar os presentes nos balaios que são levados pelos pescadores para longe da costa.
Programação
Os presentes são recebidos até às 15h30 e, por volta de 16h, os pescadores realizam a procissão marítima, que é o ponto alto da festa. Cerca de 700 balaios são transportados em quase 300 embarcações para serem colocados em alto mar. Os presentes são depositados a quatro milhas da costa (cerca de seis quilômetros), no ponto chamado Buraquinho de Iaiá.