Na abertura do Festival das Cataratas Foz do Iguaçu Travel Market, um vídeo apresentou os Saberes, Histórias e Sabores, do Paraná, sintetizando a hospitalidade e o bem receber do paranaense. O evento de abertura que aconteceu no Grand Carimã Resort & Convention Center recebeu cerca de 300 pessoas.
Por Paulo Atzingen – de Foz do Iguaçu*
Mais de 1 milhão de visitantes, turistas nacionais e internacionais, pisaram em Foz do Iguaçu este ano, superando até a maior marca até então, que aconteceu em 2019, antes da pandemia. Este número, redondo, foi anunciado pelo mestre de cerimônia na abertura do Festival das Cataratas que começou nesta quarta-feira (30), e se estende até sexta-feira (2). O ponto alto do festival, na verdade, é a feira de negócios, que apresenta as regiões do Paraná, as cores e sabores da região, além de uma oportunidade única de networking e imersão nos atrativos do destino.
O sucesso deste festival, organizado pela empresa De Angelis Feiras e Eventos e que chega a sua 17a. edição se deve ao apoio permanente de empresas e instituições, entre elas a ConfederaçãoNacional do Comércio – CNC, Fundo Iguaçu, Fecomercio-PR e Sebrae, além de outros apoios institucionais como o Ministério do Turismo.
Esse apoio foi destacado pelo fundador do festival, Paulo De Angelis, em sua fala, na abertura: “O sucesso deste evento se dá pelo apoio das pessoas e das empresas. Estamos retomando as atividades, mais fortalecidos. Graças a Deus os tempos difíceis já passaram”, disse, referindo-se ao período pandêmico.
Veja também as mais lidas do DT
Paulo aproveitou para adiantar que o festival retorna a sua data original na primeira semana de junho, a partir do ano que vem.
“A feira está muito bonita, vai gerar excelentes negócios e oportunidade dos visitantes conhecerem os nossos atrativos”, resumiu.
Infra
O vice-governador Darci Viana, representando o governador Carlos Massa Ratinho Junior, reeleito, lembrou que para segurar um turista mais de três dias em um destino é preciso investimento, além é claro, de atrativos.
“Turismo se faz com investimento, em infraestrutura, em hotelaria, em restaurantes, em vias de acesso, etc… Depois que assumimos o governo foi essa nossa preocupação. Se conseguirmos 2% dos paulistas já teremos alguns milhões de turistas aqui no Estado”, ponderou sem, no entanto, apresentar valores de investimento estadual na região.
Além de Darci Viana, vice-governador, o evento contou com o representante do Ministério do Turismo, Fábio Pinheiro, o diretor da CNC, Alexandre Sampaio, o presidente do Visit Iguaçu, Felipe Gonzales e vários prefeitos e secretários de turismo do Estado do Paraná.
Festival da Cataratas
O Festival das Cataratas é organizado pela De Angeli Eventos & Empreendimentos, com patrocínio do Fundo Iguaçu, Fecomércio PR, Confederação Nacional do Comércio (CNC) e Sebrae, com parceria estratégica da ABEOC, Braztoa, Visit Iguassu, COMTUR e Ministério do Turismo.
*O DIÁRIO viaja a Foz do Iguaçu a convite do Festival das Cataratas Foz do Iguaçu Travel Market