O 4º Festival de Turismo de João Pessoa, realizado nos dias 17 e 18 de outubro, superou as expectativas do trade paraibano, inclusive dos próprios organizadores, entre eles, Bruno Mesquita, que destaca o crescimento de 30% em relação à última edição.
Com a presença de aproximadamente dois mil profissionais da área, mais de 70 hotéis e 150 estandes, o evento recebeu representantes nacionais e internacionais do setor, como o presidente-executivo da operadora CVC, Valter Patriani.
“É a primeira vez que venho ao estado e vejo que João Pessoa e o Conde são destinos muito importantes, mas ainda pouco conhecidos da maioria dos brasileiros. O festival é relevante para trazer o trade turístico para cá e é por isso que eu acho esta ação uma grande ideia”, comentou o executivo.
Elizia Lopes, vice-presidente do Convention & Visitors Bureau de João Pessoa, destacou o pioneirismo do festival na realização de fóruns e oficinas, prática que tem sido vista também em feiras de turismo em todo o país.
“Essa é uma porta aberta para que os expositores e as grandes operadoras tenham uma melhor visibilidade do destino”, ressalta.
O crescimento do número de expositores é registrado a cada edição. Segundo Ruth Avelino, presidente da PBTur, a quantidade poderia ser ainda maior, mas a organização definiu um limite de participantes a fim de manter o crescimento sustentável.
“O festival é importantíssimo para o destino Paraíba, para o Nordeste e até mesmo para o Brasil. É um evento que já é referência e que vem crescendo. No país todo já se fala dele. O Ministério do Turismo esteve aqui, a Embratur esteve aqui, então isto é uma prova de que realmente ele vem sendo reconhecido nacionalmente e contribuindo para o incremento do turismo no estado”, diz Ruth Avelino.
O Mussulo by Mantra, primeiro resort da Paraíba, também marcou presença no festival. De acordo com a gerente geral do empreendimento, Margareth Ausier, é importante o fato de o estado receber presidentes de várias operadoras e agências.
MVB