Começa nesta quinta-feira (4), na Baixada Santista, a terceira edição do Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos. A mostra, organizada pelo Sesc São Paulo, apresenta 40 espetáculos até o dia 13 (25 produções internacionais e 15 nacionais). Além das montagens teatrais, fazem parte da programação intervenções artísticas e atividades formativas e especiais para crianças.
Santos será a cidade principal, mas os municípios vizinhos (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, São Vicente e Peruíbe) também recebem parte da programação, que tem como objetivo reforçar, por meio da arte, o diálogo do Brasil com os demais países da Ibero-América. Participam do festival produções da Argentina, Bolívia, do Brasil, da Colômbia, Costa Rica, de Cuba, da Espanha, do México, Paraguai, Peru, de Portugal e do Chile, país homenageado nesta edição.
Os espetáculos abordam momentos históricos, principalmente passados durante regimes militares, além de suas consequências atuais.
Veja também as mais lidas do DT
Entre os espetáculos estrangeiros estão os chilenos da Compañía La Resentida, com La Imaginación del Futuro, e o Colectivo la Pato Gallina, com El Húsar de la Muerte; os colombianos do Teatro Petra com seu espetáculo El Vientre de la Ballena e os cubanos do grupo El ciervo encantado, apresentando Rapsodia para el Mulo.
Haverá estreia do espetáculo brasileiro Fausto, da Companhia São Jorge de Variedades (São Paulo), com direção de Claudia Schapira e Georgette Faddel.
O Mirada terá também um espaço para promover o intercâmbio entre o público e os artistas, com atividades formativas e encontros para troca de experiências. Haverá ainda a participação de curadores de festivais internacionais convidados e rodas de conversa após os espetáculos. A programação completa do festival está no site mirada.sescsp.org.br
MVB