Festuris encerra com o saldo de conexões e deve crescer na próxima edição

Continua depois da publicidade

Depois do crescimento de 23% apresentado na área de exposição, o 35º Festuris Gramado encerra com perspectiva de maior interesse de expositores para a próxima edição.

Por: Cecília Fazzini, de Gramado (RS)


Marta Rossi, fundadora e organizadora do Festuris, falou com exclusividade ao DIÁRIO DO TURISMO e revelou já encarar o desafio de obter espaço para abrigar produtos e serviços do turismo. Este ano, pela primeira vez em 3 pavilhões, a área ocupada no espaço Serra Park foi de 27 mil metros quadrados. No ano que vem o Festuris acontece de 7 a 10 de novembro.

Somado ao interesse dos players do turismo, enquanto o business do setor se depara com a emergente necessidade de assimilar, na prática, os recursos da inteligência artificial, o Festuris seguiu em outra direção. Elegeu como valor maior o capital humano. De acordo com Marta Rossi, a escolha da bandeira de valorizar pessoas foi acertada, porque correspondeu ao que a empresa organizadora professa desde o nascimento da feira. “Antes e depois da 35ª. edição brota a noção da importância do que representa uma pessoa dentro do nosso sistema, da cadeia do Turismo”, frisou.

Festuris
O sucesso da feira se deve, no entender da organizadora, ao engajamento de todo o trade (Crédito: Barbara Sega – DT)

Engajamento do trade

E o sucesso da feira se deve, no entender da organizadora, ao engajamento de todo o trade, responsável pela maior movimentação no recinto do Serra Park, chamamento entendido por todos os atores da atividade turística que convergiu para o evento.

Veja também as mais lidas do DT

Ela relata que ao falar com mídia de Portugal que cobriu o evento, percebeu a preocupação com limitação do espaço confrontado com o interesse crescente em torno do evento. Em determinado momento, ao lado do sócio Eduardo Zorzanello, chegaram em tom de brincadeira a propor a realização do Festuris em Lisboa, num espaço de eventos de 7 pavilhões.

Conhecimento em alta

Se o mundo está robotizado e o conhecimento se tornou commoditie, o Festuris, valorizou o saber. Para comprovar o objetivo de disseminar o conhecimento combinado com a demanda, a previsão inicial era contemplar cerca de 300 pessoas em palestras e esse número triplicou para 900 pessoas, confirma Marta Rossi.

Festuris
. Este ano, pela primeira vez em 3 pavilhões, a área ocupada no espaço Serra Park foi de 27 mil metros quadrados (Crédito: Gustavo Merolli )

Força econômica do Turismo

O maior interesse pela área de exposição, no entender da idealizadora do Festuris, é fruto do Turismo, enquanto atividade econômica. “Estamos falando de uma potência que, após a pandemia, passou a ser olhada de outra forma, as pessoas enxergaram um valor diferenciado no lazer e em como fazer esse lazer”, sentencia Marta Rossi. Para ela, conexão é a palavra que traduz com fidelidade a edição 2023 do Festuris.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade