Depois do crescimento de 23% apresentado na área de exposição, o 35º Festuris Gramado encerra com perspectiva de maior interesse de expositores para a próxima edição.
Por: Cecília Fazzini, de Gramado (RS)
Marta Rossi, fundadora e organizadora do Festuris, falou com exclusividade ao DIÁRIO DO TURISMO e revelou já encarar o desafio de obter espaço para abrigar produtos e serviços do turismo. Este ano, pela primeira vez em 3 pavilhões, a área ocupada no espaço Serra Park foi de 27 mil metros quadrados. No ano que vem o Festuris acontece de 7 a 10 de novembro.
Somado ao interesse dos players do turismo, enquanto o business do setor se depara com a emergente necessidade de assimilar, na prática, os recursos da inteligência artificial, o Festuris seguiu em outra direção. Elegeu como valor maior o capital humano. De acordo com Marta Rossi, a escolha da bandeira de valorizar pessoas foi acertada, porque correspondeu ao que a empresa organizadora professa desde o nascimento da feira. “Antes e depois da 35ª. edição brota a noção da importância do que representa uma pessoa dentro do nosso sistema, da cadeia do Turismo”, frisou.
Engajamento do trade
E o sucesso da feira se deve, no entender da organizadora, ao engajamento de todo o trade, responsável pela maior movimentação no recinto do Serra Park, chamamento entendido por todos os atores da atividade turística que convergiu para o evento.
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Ela relata que ao falar com mídia de Portugal que cobriu o evento, percebeu a preocupação com limitação do espaço confrontado com o interesse crescente em torno do evento. Em determinado momento, ao lado do sócio Eduardo Zorzanello, chegaram em tom de brincadeira a propor a realização do Festuris em Lisboa, num espaço de eventos de 7 pavilhões.
Conhecimento em alta
Se o mundo está robotizado e o conhecimento se tornou commoditie, o Festuris, valorizou o saber. Para comprovar o objetivo de disseminar o conhecimento combinado com a demanda, a previsão inicial era contemplar cerca de 300 pessoas em palestras e esse número triplicou para 900 pessoas, confirma Marta Rossi.
Força econômica do Turismo
O maior interesse pela área de exposição, no entender da idealizadora do Festuris, é fruto do Turismo, enquanto atividade econômica. “Estamos falando de uma potência que, após a pandemia, passou a ser olhada de outra forma, as pessoas enxergaram um valor diferenciado no lazer e em como fazer esse lazer”, sentencia Marta Rossi. Para ela, conexão é a palavra que traduz com fidelidade a edição 2023 do Festuris.