Durante a WTM Latin America, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo, o DIÁRIO DO TURISMO conversou com Alex Albuquerque, organizador e curador da Feira de Turismo do Piauí – a Fetur. O evento, marcado para os dias 8 e 9 de maio, no Centro de Convenções de Teresina, promete destacar o que o estado tem de mais autêntico: suas belezas naturais, arqueológicas e gastronômicas.
“A feira chega para promover o destino Piauí”, afirma Alex Albuquerque
Durante a conversa, Alex foi enfático sobre os propósitos da Fetur: “A Feira de Turismo do Piauí, a Fetur, chega para promover o destino Piauí. Potencializar esse destino. A feira é idealizada pela Fecomércio Piauí, com seus braços sociais – Sesc e Senac – parceiros do Governo do Estado, Sebrae, parceiros institucionais e entidades ligadas ao turismo.”
Segundo ele, a aceitação da feira superou as expectativas. “A gente teve um sucesso na venda dos estandes. Vendemos todos! Teremos a participação de dois buyers internacionais e famtours. A feira vai ter espaço de rodada de negócios, núcleo de conhecimento, palestras, capacitações e exposição de destinos”, celebra.

Fetur Piauí oferecerá experiências
Alex detalhou os dois famtours que farão parte da programação oficial da Fetur. O primeiro deles leva os participantes ao Delta do Parnaíba, o único delta em mar aberto das Américas, com mais de 70 ilhas fluviais, dunas brancas e manguezais.
“Vamos fazer uma visita ao Delta do Parnaíba. Uma visita a vários equipamentos de meio de hospedagem exclusivos no estado do Piauí, restaurantes bastante exclusivos… culinária, nossos crustáceos, sabores. Nós vamos fazer essa visita e ver a arrevoada dos guarás – uma experiência única no Brasil. Só acontece isso lá”, disse Alex, destacando a exuberância da fauna local.

Patrimônio Mundial da Unesco
O segundo roteiro leva os convidados à Serra da Capivara, um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo e Patrimônio Mundial da UNESCO. “O famtour da Serra é uma aventura milenar. Você vai descobrir a pré-história ali, mundial. A doutora Niéde Guidon, que é uma francesa naturalizada brasileira, fala que o primeiro homem que nasceu nas Américas foi no Piauí. A gente tem vestígios do homem da pré-história com escrituras rupestres bastante volumosas”, explicou Alex.
Ele complementa que o local conta com dois importantes museus: o Museu da Natureza e o Museu do Homem Americano. “Tem muitas pinturas, muitos sítios arqueológicos. Quem for pra esse famtour vai ficar encantado”, garante.
A feira conta com apoio da Fecomércio Piauí, CNC, Sebrae e do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria Estadual de Turismo. O Diário do Turismo é media partner do evento.
LEIA TAMBÉM:
Fetur Piauí 2025: feira reforça potencial turístico do estado e destaca atrações naturais