Recorde de vistos reflete na melhoria do processo de solicitação
EDIÇÃO DO DT com agências
A fila pelos vistos de não-imigrantes para os Estados Unidos caiu 85% no primeiro semestre fiscal de 2024 no Brasil (1/10/23 a 31/03/24). A informação foi divulgada pelo Serviço de Vistos do Departamento de Estado dos EUA. O país americano registrou aproximadamente 5,2 milhões de vistos B1/B2 voltados ao turismo de lazer e negócios.
Veja também as mais lidas do DT
Os números impressionantes, considerados um recorde, refletem um esforço contínuo para a melhoria do processo de solicitação de vistos realizado pelo governo americano. No Brasil, destaca-se ainda a eficiência e a qualidade do trabalho dos consulados nas diversas regiões.
“Em alguns locais de atendimento no Brasil, as renovações sem entrevista podem levar apenas um dia para o agendamento, a exemplo de Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Isso mostra o quanto os brasileiros são bem-vindos nos Estados Unidos seja para o turismo de lazer ou negócios. Além disso, a imigração de brasileiros qualificados também segue sendo extremamente bem vista, independente do candidato escolhido na corrida presidencial, democrata ou republicano, pois a América precisa de profissionais nas mais diversas especialidades e a imigração é uma política de Estado”, reflete o advogado licenciado nos Estados Unidos Vinícius Bicalho.
A média nacional atualmente é de 50 dias para entrevistas e 7,2 dias para renovações sem entrevista. Em junho, o Rio de Janeiro registrou o menor tempo médio de espera para visto americano com 36 dias, seguido de Brasília (42) e São Paulo (45).