A IFEMA MADRID sediará, entre os dias 21 e 25 de janeiro, mais uma edição da Feira Internacional de Turismo (FITUR), que, pelo terceiro ano consecutivo, contará com a seção FITUR 4all, dedicada exclusivamente ao turismo acessível.
REDAÇÃO com assessorias
A iniciativa é desenvolvida em colaboração com a IMPULSA IGUALDAD, reafirmando o compromisso conjunto com um setor mais inclusivo e universal.
A FITUR 4all 2026 tem como missão tornar o turismo uma experiência verdadeiramente acessível a todos, promovendo a oferta adaptada às diferentes necessidades de acessibilidade. A programação inclui uma conferência profissional no dia 23 de janeiro e um dia de conscientização voltado aos viajantes no sábado, dia 24.
Como destaque, será lançado o segundo volume do Guia de Boas Práticas de Acessibilidade no Turismo da FITUR 4all, que trará, como novidade, exemplos concretos de ações eficazes para melhorar a acessibilidade e sensibilizar a indústria e a sociedade em geral.
Além disso, foi anunciada a terceira edição do Prêmio FITUR 4all, que reconhecerá projetos de destaque no campo da acessibilidade turística. Empresas, instituições e destinos — nacionais e internacionais — poderão inscrever suas iniciativas até 5 de dezembro de 2025. Os projetos serão avaliados por um júri especializado, que considerará critérios como implementação, impacto positivo, potencial de replicabilidade, coerência e sustentabilidade.
Os Prêmios FITUR 4all 2026 contemplarão quatro categorias:
Destino Nacional Inclusivo
Destino Internacional Inclusivo
Empresa de Turismo Inclusivo
Organização ou Instituição Inclusiva
Os vencedores serão anunciados antes do início da feira e a cerimônia de premiação acontecerá durante o evento.
Inscreva-se já: https://www.ifema.es/en/fitur/areas/4all
Esses projetos reforçam a visão conjunta da IFEMA MADRID e da IMPULSA IGUALDAD em incentivar práticas que elevem o padrão de qualidade, diversidade e inclusão no turismo global.
LEIA TAMBÉM:
Marianne Costa: “O Turismo de Base Comunitária é a grande tendência do Brasil”