Fórum do Hoteleiro propõe parceria para cursos de posições operacionais a cargos de gerência
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Nesta quinta-feira (14), o HotéisRIO realizou a primeira reunião de seu Fórum dos Gerentes de RH e DP em 2024. Na ocasião foi lançada a parceria com Escola de Hoteleiros com cursos by HotéisRIO, que oferecerá treinamentos para atuação no segmento, de posições operacionais a cargos de liderança. A pauta do encontro, realizado no Belmond Copacabana Palace, também abordou a organização de uma pesquisa salarial e de benefícios do setor, que será conduzida pela entidade.
Veja também as mais lidas do DT
Os cursos da Escola de Hoteleiros by HotéisRIO têm como objetivo proporcionar formação profissional para o segmento. Os treinamentos abrangem cargos operacionais (equipes de base), táticos (médias lideranças) e estratégicos (gerenciais). As aulas, com início previsto para abril, terão três formatos – presenciais, in company e online ao vivo.
De acordo com Daniela Falcão, uma das professoras da escola, as cargas horárias vão variar de 8 a 16 horas. “Nosso corpo docente é formado por profissionais experientes e atuantes, o que faz com que as aulas tenham um conteúdo muito prático, verdadeiras imersões. Alguns, como os de camareira e garçom, têm uma parte técnica, outros contam com exercícios e estudos de cases. A ideia é que o candidato faça os cursos e ingresse no mercado”, afirmou.
O segundo item da pauta foi a Pesquisa de Remuneração (Salários e Benefícios), que fará um mapeamento do mercado. O levantamento será realizado pela VLEAL Gestão com previsão de até 100 cargos do setor, de auxiliar a diretoria. A diretora da VLEAL, Valéria Leal, abordou as etapas do trabalho, da coleta e organização de dados à tabulação das informações. “Os resultados da pesquisa de salários serão disponibilizados em uma plataforma web exclusivamente criada para tal. Já as informações sobre benefícios serão apresentadas em um relatório em PDF. Tudo será feito de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), preservando a identificação dos hotéis e a confidencialidade dos dados”. Leal explicou que serão até três pesquisas por ano – a primeira deverá ter seus dados divulgados até o fim de abril. “Tudo vai depender da participação dos hotéis”.
Já a equipe do Hotel Fairmont Copacabana apresentou sua experiência na implantação da escala de trabalho 5×2 em algumas áreas do hotel. O objetivo foi melhorar o bem-estar dos colaboradores, reduzir o turnover, incrementar a produtividade e aperfeiçoar a qualidade do serviço prestado ao consumidor final. Segundo Cristina Portela, gerente de Recrutamento e Seleção, a experiência já está prestes a completar um ano e os resultados foram muito favoráveis, com melhora na pesquisa de clima e redução da rotatividade das funções e das ausências sem justificativa. “Os colaboradores ganham mais tempo para a vida pessoal, para cuidar da casa e dos filhos. A iniciativa ainda se tornou um bom argumento para recrutamento”.