Marcelo Freixo, presidente da Embratur, e Alexandre Nakagawa, gerente de Marketing da entidade, estiveram no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (14) para participar do Fórum Comercial organizado mensalmente pelo HotéisRIO. O evento reuniu executivos dos principais meios de hospedagem e grupos hoteleiros da capital.
“Temos muitos brasis. A grande riqueza de nosso país é a diversidade. Reunimos seis biomas, clima e natureza incomparáveis, cultura, e cada região precisa de estratégias de promoção turística internacional adaptadas ao seu contexto. É sobre essa base que a Embratur desenvolveu o Plano Brasis”, destacou Marcelo Freixo. O presidente da Embratur explicou que o plano, com cronograma de ações de 2025 a 2027, atribui a cada estado as ferramentas específicas focadas em seus mercados prioritários.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, na sequência, Alexandre Nakagawa apresentou os principais pontos do Plano Brasis, incluindo um recorte específico para o Estado do Rio de Janeiro. “Estamos a um oceano de distância dos principais mercados emissores internacionais, como EUA e Europa. Precisamos nos preparar, nos qualificar para atraí-los. A brasilidade chama a atenção do mundo. A cultura brasileira é um atrativo estratégico”, enfatizou. Segundo ele, dados de 2024 demonstram que argentinos e chilenos são os principais turistas estrangeiro que chegam ao Rio de Janeiro, com quase 1,5 milhão de visitantes. A sazonalidade histórica das chegadas mensais ao Rio de Janeiro e nos mercados emissores permite estabelecer um diagnóstico com ações assertivas, que servem como elementos para montar um planejamento estratégico.
O Plano de Marketing identifica os atributos de cada estado, segmentando os nichos de demanda reprimida. O Rio de Janeiro é posicionado como palco do mundo, destino ímpar com atributos reconhecidos internacionalmente, como o Cristo Redentor, Cais do Valongo, Carnaval, Turismo de Aventura, Bossa Nova, diversidade gastronômica e riqueza cultural. Cidades e regiões foram mapeadas identificadas com oportunidades de potencialização por mercado emissor, como Paraty e Petrópolis.
Focado no segmento MICE, o Rio é também identificado como palco único para eventos, congressos e feiras. O potencial para atrair o mercado audiovisual é ponto forte, destacado como um dos vetores mais estratégicos para impulsionar o turismo internacional no Estado do Rio de Janeiro. Natureza e arquitetura se destacam como cenário ideal para produções audiovisuais.
O presidente do Fórum Comercial HotéisRIO, José Domingo Bouzon, agradeceu a presença da Embratur no evento e ressaltou: “Esse é o caminho e o resultado fala mais do que mil palavras”.