No France Excellence 2022, mais de 200 profissionais do luxo francês e brasileiro acompanharam a segunda edição do evento
Na segunda-feira, 19, Caroline Putnoki, diretora para América do Sul da Atout France – Agência de Desenvolvimento Turístico da França –, reuniu grandes profissionais franceses e brasileiros que trabalham no segmento de luxo para um evento exclusivo no Rosewood São Paulo.
O France Excellence 2022 teve transmissão em tempo real para toda a América Latina. Por sua vez, a conferência contou com 200 convidados no hotel do complexo criado por Alexandre Allard e teve a participação online de 1.000 pessoas.
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Conferências e mesas redondas
A conferência, proferida por Loïc Bienassis, historiador e pesquisador do Instituto Europeu de História e das Culturas da Alimentação, teve como título “O paladar francês e a cultura da refeição gastronômica”.
Na ocasião, ele explicou como o ritual francês de comer se tornou Patrimônio Imaterial Mundial da Unesco através da valorização do terroir, da arte culinária, da comida, do vinho e das arts de la table.
Em seguida, a mesa-redonda “O gosto da criação e a criação do gosto” teve como participantes o chef Laurent Suaudeau, diretor da Escola de Artes Culinárias que leva seu nome; Laurent Guez, crítico gastronômico do jornal francês Les Echos; e do chef Jérôme Lacressonnière, diretor do Ducasse Conseil. No encontro, a mediação ficou a cargo do jornalista Josimar Melo.
Nesse momento, foi possível compreender o cenário gastronômico contemporâneo mundial e as perspectivas futuras.
Na sequência, houve o segundo debate do dia, com o tema: “Os desafios da criação hoje diante da sustentabilidade”.
Luxo e sustentabilidade
O encontro contou com a presença do proprietário do hotel The Brando, Richard Bailey, direto do Tahiti; do diretor de projetos e sustentabilidade do Le Meurice, Fabien Coubard, da vice-presidente de desenvolvimento ambiental do grupo LVMH-Moët Henessy Louis Vuitton, Hélène Valade, ambos em Paris. Dessa vez, o moderador foi Carlos Ferreirinha, presidente da MCF Consultoria.
Nesse debate, ficou evidente a importância do Brasil no desenvolvimento sustentável. Assim como a necessidade das empresas que trabalham no setor do luxo acompanharem todas as inovações que permitem a preservação do meio ambiente, o respeito à diversidade e o comércio justo.
E então, o evento foi encerrado com uma entrevista de Caroline Putnoki com Bénédicte Épinay, CEO do Comité Colbert, associação que reúne todas as marcas de luxo da França.
Na entrevista, a executiva trouxe informações de como as grandes maisons francesas lidam com a sustentabilidade. E também as tendências e desafios atuais do segmento do luxo em suas múltiplas manifestações: hotelaria, gastronomia, moda e perfumaria.
O recrutamento de novos artesãos e a qualificação da mão de obra foi um dos assuntos mais comentados do encontro. Dessa forma, a conferência marcou o primeiro dia da edição 2022 do France Excellence.
Números surpreendentes
Nos dias 20, 21 e 22, mais de 1.000 reuniões foram organizadas no France Excellence 2022 entre profissionais brasileiros e franceses do segmento de luxo. Esse é um número superior ao realizado em 2021.
Para quem não pôde participar, a conferência ficará disponível no mês de outubro no canal Youtube da Atout France. Já o material da palestra será reunido em um livro, que será disponibilizado no início de 2023.
Importância do evento e da participação dos brasileiros
Para Caroline Putnoki “ a grande repercussão na imprensa, o grande número de participantes e negócios gerados nas reuniões entre fornecedores franceses e agentes de viagens e operadores de turismo brasileiros mostram a dimensão e o potencial do turismo de luxo no Brasil”.
A diretora completou: “Nosso objetivo é estimular reflexões, gerar conteúdo de qualidade, sempre de vanguarda. não apenas no turismo, mas em toda a indústria de bens e serviços de alto padrão”.
“Não à toa, marcas tradicionais, como Dior e Moët & Chandon, não só estiveram presentes, mas também apoiaram o evento. Então, luxo não é apenas inspiração e sonhos. É mercado, geração de empregos e movimenta centenas de bilhões de euros a cada ano”, explicou Caroline.
“O brasileiro foi essencial na recuperação das marcas de luxo francesas, como apontou o Comité Colbert. É um dos maiores clientes da Torre Eiffel, parceiro do evento”, pontuou.
Sobre a missão da Agência, Caroline lembrou que: “O objetivo da Atout France é promover negócios, mas produzir conhecimento que estará disponível, de forma gratuita, para qualquer pessoa que queira entender melhor deste mercado”, completou a diretora.
Patrocinadores, apoiadores e participantes
São patrocinadores do France Excellence 2022: a Air France, a loja de departamento Printemps e a Sodexo. O evento também contou com o apoio da Dior, Moët & Chandon e Rimowa.
Também participaram das rodas de negócios: a Air France, o escritório de turismo de Aix-en-Provence, Grand Reims, Peisey Vallandry, Marseille e Nice Côte d’Azur; a região Auvergne-Rhône Alpes, o Palácio de Versalhes, Bateaux Parisiens.
Ainda marcaram presença os hotéis Bernard Loiseau, Evok Hotels, Napoléon Paris, Negresco, Anantara Plaza Nice Hotel, l’hôtel de Beaune, Les Maisons de Clair de la Plume, o Mandarin Oriental Paris e o Westin Paris Vendôme.
E também as lojas de departamento Galeries Lafayette, La Samaritaine e Printemps, e os DMCs KTS France, Voyages Service Plus, Kalei d’Ouest e Wines & Châteaux.
Para mais informações sobre o France Excellence 2022 e o luxo francês, acesse o site do evento.
EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO com agências.