(Edição do DT com agências)
Ao longo de 2014, a frota de aeronaves da aviação geral no Brasil cresceu 3%, chegando a 15.120 aeronaves. Os dados fazem parte do Anuário Brasileiro de Aviação Geral 2015 lançado na quinta-feira (06), em São Paulo, pela ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral).
De acordo com o anuário, a região do país que apresentou maior crescimento da frota de aeronaves foi o Sul, com 5,5%, seguido pelo Centro-Oeste com 5,1%. O Sudeste registrou o menor crescimento em número de aeronaves, ficando com 1,8% no ano passado em relação a 2013. Em todo país, foram incorporados à frota 197 novas aeronaves convencionais do serviço aéreo privado e, em termos de idade, a maioria das aeronaves (34%) tem de 21 a 40 anos de uso. Toda a frota do Brasil foi avaliada pelo estudo em US$ 12,7 bilhões.
Veja também as mais lidas do DT
No que diz respeito ao número de operações – pousos e decolagens, o ano de 2014 registrou uma queda de 7% em relação ao ano anterior, com mais de 686 mil operações contra 739 mil do ano anterior. O registro leva em conta os 33 principais aeroportos do país e representam principalmente os voos de serviço privado, táxi aéreo e instrução.
O anuário tem distribuição gratuita e uma média anual de 10 mil leitores, tendo como público-alvo operadores e proprietários de aeronaves, a indústria da aviação – diretores e presidentes de empresas – e mais agências reguladoras e órgãos do governo. O anuário está disponível para download em https://www.abag.org.br/anuario_aviacao/documents/Anuario_Brasileiro_Aviacao_Geral_2015.pdf