O perfume da macarronada, o som da tarantela e a animação que une gerações no bairro da Mooca, em São Paulo, ganharam um reconhecimento histórico. A tradicional Festa de San Gennaro, uma das maiores celebrações populares da capital paulista, passa a ser oficialmente considerada manifestação da cultura nacional.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur
A lei, sancionada nesta segunda-feira (15) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reforça o valor de um evento que desde 1973 preserva a herança dos imigrantes italianos na cidade. A festa, que já integra o calendário oficial do município, é também referência de solidariedade: toda a renda arrecadada é destinada a obras assistenciais da Igreja de San Gennaro.
Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, a decisão fortalece o turismo cultural e gastronômico do país. “A Festa de San Gennaro é um símbolo e um ótimo exemplo da riqueza da nossa cultura. Ao sancionar esta lei, celebramos mais uma importante tradição, que é também um valioso produto turístico, que atrai visitantes, movimenta a economia local e preserva um legado de fé e união”, afirma.
Realizada sempre em setembro, a festa reúne barracas de comidas típicas italianas, como massas e vinhos, além de missas, procissão e shows em um grande salão. O evento também é um convite para moradores e turistas vivenciarem a cultura ítalo-brasileira em um ambiente de celebração e fé.
O reconhecimento integra um esforço do governo federal para valorizar festejos e expressões culturais que impulsionam a economia e o turismo. Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa (BA), Carnaval de Salvador e a Guitarrada, ritmo típico do Pará, já receberam a mesma distinção.