Grandes eventos de música aquecem o turismo brasileiro

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Edição do DT com Agências
Um dos maiores festivais de música do país, o Rock in Rio, começou na sexta-feira (18) e vai até o próximo dia 27, no Rio de Janeiro. A última edição, em 2013, atraiu um público de 595 mil pessoas e gerou um impacto de mais de R$ 1 bilhão na economia do Rio de Janeiro, segundo o Ministério do Turismo. A média de ocupação dos quartos nos hotéis foi de 90% durante o festival.
 
Em 2015, quando o Rock in Rio completa 30 anos de história aguarda-se um público de 85 mil pessoas por dia.
 
O Brasil recebe a cada ano mais festivais de música. O país já é o segundo maior mercado do ramo da América Latina, atrás apenas do México, conforme pesquisa inédita da consultoria Pricewaterhousecoopers (PwC). De acordo com o estudo Entertainment and Media Outlook 2015-2019, a receita deste segmento aumentou de US$ 165 milhões em 2010, para US$ 205 milhões em 2014, um incremento de 24,2%.
Outros eventos
No segundo semestre,  São Paulo vai receber o Popload Festival em outubro e, em novembro, o festival Sonar, de música eletrônica. Belo Horizonte e outras capitais vão receber o grupo Pearl Jam ainda este ano. 
 
O Brasil sediou 600 mil eventos em 2014 conforme dados da ABEOC (Associação Brasileira de Empresa de Eventos) e historicamente o país figura entre os dez países que mais recebem eventos internacionais no mundo. Um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo mostrou que somente a capital Belo Horizonte recebeu 35 shows internacionais desde 2012. Brasília, desde 2011, recebeu 15 atrações internacionais. Aos poucos, outras capitais vão se transformando também em polos de atrações de grandes bandas, além do Rio de Janeiro e São Paulo.
 
“Os shows internacionais geram um impacto econômico favorável devido aos gastos feitos pelos turistas. Além de serem uma forma de ocupação das arenas que não sobrevivem só do futebol”, explica o diretor do departamento de pesquisa e estudos do MTur, José Francisco Lopes.
 
LOLAPALOOZA – Pesquisa realizada pelo Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (SPTuris) mostrou que mais da metade do público que foi ao festival Lollapalooza Brasil 2015 era de turistas. Esses visitantes foram responsáveis por mais de R$ 93 milhões de movimentação econômica, com gastos em hospedagem, alimentação e outros.
 
Os turistas ficaram em média 2,3 dias na capital e gastaram cerca de R$ 1.659 no período. O público também aprovou o local do evento: 85,3% disseram que o Autódromo de Interlagos é um ótimo local para o festival. O local passou por reformas com investimentos do Ministério do Turismo. Do total de R$ 160 milhões previstos para a obra, R$ 28 milhões foram liberados.
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