Grandes nomes do turismo nacional se reuniram em Atibaia (SP)

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Marcos J. T. Oliveira, repórter especial do DIÁRIO

O turismo debatido por quem entende e no interior. Percebe-se no mercado atual que alguns profissionais do turismo (até turismólogos, hoteleiros, guias, acadêmicos etc) pensam que o debate sobre o segmento tem que acontecer nos grandes centros, feiras, exposições. Mas a discussão do turismo como política pública deve acontecer onde é praticado, ou seja, em qualquer cenário, desde que com atores certos. Confirmando essa tendência, alguns nomes do cenário turístico nacional estiveram reunidos em Atibaia, interior paulista, participando do I Fórum de Turismo e Negócios de Atibaia (SP), no último dia 01 de setembro.

Saulo Pedroso, prefeito de Atibaia, recebendo o novo anuário do ARCVB das mãos da presidente da entidade, Mônica Fontes
Saulo Pedroso, prefeito de Atibaia, recebendo o novo anuário do ARCVB das mãos da presidente da entidade, Mônica Fontes

Os resultados foram muito positivos segundo a entidade organizadora, o Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau (ARC&VB). 180 pessoas entre membros do conventions bureau locais, conselhos municipais de turismo de várias cidades da região, empresários, guias de turismo, operadores e agentes de viagens, gestores públicos e jornalistas discutiam uma nova política turística regional e o segmento como fator de desenvolvimento econômico e social. O Diário do Turismo foi convidado para fazer a cobertura do evento e ainda acompanhar uma programação com passeios e visitas por atrativos locais. Durante as palestras dos especialistas, destaca algumas apresentações e cases que marcaram o público no Centro de Convenções Victor Brecheret.

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O turismo na região

O fórum é muito importante para Atibaia e Região, pois reunimos grandes nomes do trade turístico nacional para capacitarem os participantes em temas bastante abrangentes e que são fundamentais àqueles que buscam conhecimento. Sem o apoio de alguns parceiros nada aconteceria“, afirmou ao DIÁRIO Mônica Rubia Fontes, diretora do ARC&VB. Segundo a executiva, a próxima edição do fórum será realizada em fevereiro de 2017 e a programação temática já está sendo estruturada. “Queremos no próximo evento trazer especialistas mais técnicos para segmentar o debate”, conclui Mônica. Na plateia era visível o interesse do público, pois ao final das apresentações muitos participantes não faziam somente perguntas, mas traziam depoimentos de experiências pessoais ou comentários sobre o case.

Glauber Santos, professor da USP, apresentando números atualizados do turismo mundial
Glauber Santos, professor da USP, apresentando números atualizados do turismo mundial.

A teoria e a prática

Dois palestrantes deram bem seus recados. O primeiro fez uma apresentação solo e abriu os trabalhos do dia. Foi o professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, Glauber Santos. O mestre em turismo pela Universidade das Ilhas Baleares iniciou sendo bem teórico e abordando o tema “Turismo no Cenário Atual” e indo direto na definição do que é o turismo e sua concepção como  área econômica, depois contextualizou-o no Brasil e o que compete a cada ator. “A empresa é o principal ator do segmento turístico e cabe a ela conduzir os processos. O Estado tem que acompanhar para articular e apoiar essa cadeia produtiva através das leis e diretrizes entre outros pontos importantes”, frisou Santos.

Abordando um pouco sobre a prática, o primeiro painel “Turismo de Negócios: realidades e tendências” trouxe ao palco Toni Sando, diretor executivo do São Paulo Convention Visitors Bureau (SPCVB), Sérgio Bicca, coordenador nacional do programa de qualidade da BEOC, e Carlos Prado, fundador da Tour House. Sando foi bem categórico: “temos que transformar o viajante em visitante e sabermos trabalhar como uma cidade criativa, pois nada é permanente e as cidades estão em constante evolução. A integração é fundamental para o sucesso de um destino”.

Fernando Mamede, diretor do ARCVB, Ana Carolina, vice-presidente do ARCVB, e Toni Santo Diretor Executivo do SPCVB
Fernando Mamede, diretor do ARCVB, Ana Carolina, empresária da região, e Toni Santo, diretor executivo do SPCVB

Cases: Hotelaria Familiar x Turismo Industrial

Dois cases cativaram a todos no painel “Inovação no Turismo”. O primeiro listado pelo DIÁRIO é sobre a Rede Tauá de Hotéis apresentado por Lizete Ribeiro, diretora comercial e de marketing. Ribeiro contou um pouco do histórico da família com a hotelaria, como tudo começou e o modo mineiro de trabalhar. “Temos dois empreendimentos em Minas Gerais e queríamos uma região próspera em outro Estado. Estudamos dois anos o interior paulista e gostamos muito de Atibaia, pois a cidade já reunia a vocação de bem receber com a hotelaria corporativa e de grandes eventos, segmento que nós focamos. Esse lance de fazer apartamento e evento dá certo”, disse Lizette. Em outubro de 2016 será inaugurado um espaço de eventos para 3000 pessoas e já está em construção mais um bloco de apartamentos, o que deve aumentar o número de apartamentos do resort de 340 para 700.

Viviane Dias, gerente de eventos do Tauá Atibaia, Rodrigo Pedroso, gerente comercial da Rede Faro de Hotéis, e Lizete Ribeiro, diretora comercial da Rede Tauá de Hotéis
Viviane Dias, gerente de eventos do Tauá Atibaia, Rodrigo Pedroso, gerente comercial da Rede Faro de Hotéis, e Lizete Ribeiro, diretora comercial da Rede Tauá de Hotéis

O segundo case marcante veio de São Bernardo do Campo. Para quem pensa que a cidade do ABC Paulista não tem muita coisa para se fazer, está enganado. Fernando Dionísio, diretor de turismo do município apresentou o que é o turismo industrial e como funciona. “O Turismo industrial é um segmento identificado a partir do potencial de nossa cidade. Como São Bernardo reúne muitas empresas e recebe visitantes do mundo inteiro para se capacitarem, identificamos que esta poderia ser uma oportunidade. Há quatro anos começamos com uma empresa e hoje temos mais de 40. Aproximadamente 4000 pessoas já foram recebidas pelo programa“, exemplificou Dionísio.

Outro destaque na programação do I Fórum de Turismo e Negócios de Atibaia foi o lançamento oficial do projeto Turista +, que aborda o conceito de turismo colaborativo e que busca envolver o turista em projetos sustentáveis e causas ambientais Ainda estiveram palestrando no evento: Ana Herrerias, proprietária da Fazenda Paraiso; Andreia Roque, fundadora do Idestur; Heloisa Collins, proprietária do Bistrô Capril do Bosque de Joanópolis. Roselaine Dantas, gestora executiva do Campos do Jordão Convention Bureau, Jeferson Munhoz, diretor comercial do Bourbon Atibaia, Bruno Omori, presidente da ABIH-SP, e Fernando Zuppo, diretor da Aprecesp. Cada um abordando diversas perspectivas e sob sua área de especialidade ou de atuação.

O evento em Atibaia foi um exemplo de que o turismo pode e deve ser discutido em qualquer canto do Brasil e do mundo e por pessoas interessadas em transformá-lo em desenvolvimento econômico e social, basta um querer e plantar a semente! Foi o que fez Mônica Rubia Fontes.

O repórter Marcos J. T. Oliveira viajou a convite do Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau e hospedou-se no Tauá Atibaia

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