Com a greve de transportes na Argentina nesta quarta-feira (30) e com previsão de continuidade nesta quinta-feira (31), as principais companhias aéreas ajustaram suas operações, com cancelamentos e alterações em voos de e para o país.
REDAÇÃO DO DIÁRIO com Clarin e companhias aéreas
Conforme relatado pelo jornal argentino Clarín, a paralisação foi convocada por sindicatos de trabalhadores do setor de transporte em protesto às medidas do governo de Javier Milei, incluindo o corte de subsídios às tarifas de transporte.
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A Gol anunciou que a greve afeta as operações nas cidades de Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Rosário. Todos os voos com origem ou destino na Argentina programados para esta quarta-feira foram cancelados. A companhia informou que voos extras serão operados nos dias 31 de outubro e 1º de novembro para atender a demanda de clientes impactados, que também poderão solicitar reembolso integral ou remarcação gratuita. Os passageiros com bilhetes para esta quarta-feira estão sendo notificados por email e SMS.
A Latam também reportou cancelamentos e reprogramações em sua operação devido à adesão total do sindicato Intercargo à paralisação. A companhia, que considerou a situação forçada apesar de o transporte aéreo ser serviço essencial, permitirá que seus clientes solicitem reembolso ou remarcação sem custos pelo canal digital Minhas Viagens. Em nota, a Latam divulgou uma lista de voos entre São Paulo e cidades argentinas que foram afetados pela greve.
A Flybondi, companhia low cost, transferiu todas as operações desta quarta-feira para o terminal internacional de Ezeiza, em Buenos Aires. Clientes com voos cancelados ou adiados por mais de quatro horas em relação ao horário original poderão remarcar suas passagens sem custos adicionais pelo canal Minha Reserva. A empresa recomenda que os passageiros acompanhem o status dos voos pelo site da Flybondi ou na página da Aeropuertos Argentina.
A Aerolíneas Argentinas, maior companhia aérea do país, anunciou que permitirá a remarcação de bilhetes sem custos adicionais nem cobrança de diferença tarifária, com um prazo de até 15 dias para a reprogramação. Em comunicado, a companhia afirmou que realizou todas as ações possíveis para reduzir o impacto da greve, ajustando horários e criando voos extras para redistribuir passageiros afetados.
Greve na Argentina: Orientações para passageiros
Gol
A Gol oferece remarcação gratuita ou reembolso integral para todos os passageiros impactados. Os clientes estão sendo notificados por email e SMS e podem ajustar suas reservas nos canais digitais da Gol. Para dúvidas, é possível contatar a central de relacionamento pelo número 0300 115 2121, ou, no caso de bilhetes emitidos com milhas, pelo atendimento da Smiles.
Flybondi
Passageiros com voos cancelados ou remarcados com mais de quatro horas de atraso em relação ao horário original poderão ajustar sua reserva sem custos pelo canal Minha Reserva. A Flybondi orienta que os clientes acompanhem as atualizações de status de seus voos pelo site da companhia ou na página Aeropuertos Argentina.
Aerolíneas Argentinas
A Aerolíneas Argentinas permitirá a troca de bilhetes sem multa ou tarifa adicional. Para ajustes, o cliente pode acessar os canais de autoatendimento no aplicativo da empresa ou pelo site oficial aerolineas.com.
Latam
A Latam disponibiliza reembolso ou remarcação sem custo adicional pelo canal Minhas Viagens. A empresa assegura que os passageiros remarcados terão direito à mesma categoria de assento originalmente contratada.
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