Edição Hackaton Visite São Paulo premiará melhores e mais criativos projetos que utilizem a tecnologia para fazer paulistas movimentarem da economia do setor
Por Bruno Almeida, colaborador do DIÁRIO
Começou na noite de sexta-feira (18) a 2ª edição do Hackathon Visite São Paulo, com a missão de integrar mais a população de São Paulo à cadeia do turismo por meio da tecnologia. No evento, que ocorre até domingo (20), profissionais com experiência nas áreas de turismo, negócios, marketing e tecnologia trabalham para encontrar soluções criativas para demandas do setor de turismo.
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Realizado pelo Visite São Paulo Convention Bureau e Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), e com o apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), os participantes do Hackaton Visite São Paulo se organizam em equipes de três a cinco pessoas e desenvolverão projetos com soluções para o desafio divulgado na abertura do evento nesta sexta. Os três melhores projetos receberão prêmios em dinheiro.
O desafio desta edição, determinado pela organização, é ‘Como, por meio da tecnologia, podemos transformar os moradores de São Paulo em turistas deste destino?’.
Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena esteve presente na abertura da edição deste ano. “Estamos num momento crucial para o turismo, em busca de soluções que acompanhem a nova demanda e as atualizações da sociedade que são inpostas ao setor. Precisamos de ideias criativas que elevem nosso turismo a um novo patamar”, começou.
“Conto com cada um de vocês para fazermos, juntos, desse estado um exemplo ainda maior para o mundo no turismo”, seguiu o secretário.
O diretor da São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), Toni Sando, também valorizou o potencial das soluções encontradas no Hackaton.
“Nosso trabalho, o que queremos é que São Paulo seja referência mundial de turismo, tanto em negócios, quanto em lazer”, disse. Sando ecoou o tema do desafio, e disse querer estimular que quem mora em São Paulo “também seja turista aqui”. “Quando você fala bem daqui, reverbera muito mais. Quando o paulistano se torna turista na sua propria cidade, quem está fora compra o destino”.
Para Sando, o potencial dos projetos desenvolvidos no Hackaton é deixar legado para a sociedade.
“Não é um produto de prateleira”, continuou. “Não é uma ação que vai ficar na prefeitura. É uma ação que vai para a cidade, para as cidades”.
Diretor de marketing do Visite São Paulo, Fabio Zelenski, lembrou a edição de 2023 foi mais focada na capital paulista. Ainda que seja permitir trazer soluções apenas para a cidade de São Paulo, ele incentivou que os participantes trabalhassem projetos possíveis de ser replicados no estado.
“Boa parte das soluções conseguimos replicar para todos os destinos. Conseguimos multiplicar”, frisou.
No final de semana em que os participantes criarão as soluções, eles poderão tirar dúvidas com a organização e terão acesso a sessões de mentorias e palestras. O Hackathon será realizado no Sheraton São Paulo WTC Hotel.
Concluídos os recebimentos dos projetos no domingo, uma comissão julgadora formada por representantes da organização e apoiadores escolherá os três melhores trabalhos, que receberão prêmios em dinheiro. Os ganhadores vão apresentar suas soluções durante o 8º Expo Fórum, que acontecerá no dia 3 de dezembro.