Com mudanças para diminuir a vazão de água das torneiras e chuveiros, o Holiday Inn Parque Anhembi conseguiu reduzir em 40% o uso de água no empreendimento. A mudança ocorre desde dezembro do ano passado, quando o sistema foi instalado.
Segundo Flávio Andrade, gerente geral do hotel, esse projeto já registrou uma economia de 500 a 800 metros cúbicos de água por mês. “Avaliamos os resultados iniciais e notamos que, mensalmente, a economia no uso de água foi de aproximadamente 21%, com relação ao mesmo período do ano passado”, explica.
Com um investimento de R$ 200 mil, as remodelações foram realizadas em todos os 780 quartos do hotel. Os chuveiros foram trocados por modelos mais econômicos e também houve a instalação de redutores e arejadores nas duchas manuais, higiênicas e nas torneiras. Além disso, o hotel fez a substituição de todo os mecanismos de descargas para sistemas mais ajustáveis, o que irá economizar cerca de 7,2 litros de água por descarga.
Veja também as mais lidas do DT
Neste ano, o Holiday Inn Parque Anhembi também anunciou a implementação do sistema de aquecimento solar com a instalação de 50 painéis, que juntamente com o gás natural, irá aquecer a água dos chuveiros e das torneiras dos 780 quartos, bem como da cozinha e das áreas comuns. Além de não ser poluente, o novo sistema irá diminuir em 35% a despesa anual de R$ 1,5 milhão no consumo de gás. Outra medida já adotada é a substituição de 85% das 15 mil lâmpadas comuns pelas do tipo LED, que emitem menor volume de gás carbônico. Essa troca irá diminuir em até um terço o gasto de energia elétrica, que hoje chega aos 380 mil megawatts por mês.