(Edição do DIÁRIO com agências)
O Festival de Lençóis chega à 18ª edição, com três dias de shows e público diário estimado em 7 mil pessoas, de 13 a 15 de outubro. É a oportunidade ideal para unir aventura, diversão e boa música na Chapada Diamantina, um dos principais destinos turísticos da Bahia.
A movimentação na cidade reflete-se na procura por hotéis e pousadas. De acordo com Pedro Kroger, representante da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (ABIH-Bahia) na Chapada Diamantina, Lençóis registra 95% de ocupação dos mais de 2,4 mil leitos do município. “Alguns estão lotados”, comenta Kroger.
Veja também as mais lidas do DT
O hotel Portal de Lençóis é um dos meios de hospedagem que, a cerca de uma semana do evento, já registra 100% de ocupação para o período do festival. “As perspectivas são sempre boas. É um grande evento, que divulga a imagem da Bahia”, explica o gerente Anselmo Cavalcante.
A pousada Corona de Pedra, localizada no centro de Lençóis, registra 70%, mas o empresário Florestano Tavernier acredita na ocupação dos 38 leitos até à véspera da festa. “Normalmente, lotamos durante os eventos mais importantes da cidade e nos finais de semana”, contou. A média de 70% também é a registrada pelo hotel Canto das Águas.
A expectativa de incremento na movimentação também é grande nos bares e restaurantes da cidade. Naiara Mattos, proprietária dos restaurantes Lampião (comida regional) e Maria Bonita (casa de massas) espera que a procura por seus dois empreendimentos seja quadruplicada durante o festival.
Com shows à noite, ecoturismo é aposta para o dia, a programação, gratuita e prevista para começar sempre às 20h, inclui apresentações de Lazzo Matumbi, Mart’Nália e Ju Moraes. No último dia da festa, Sandra de Sá, Sérgio Loroza e Negra Li interpretam canções de Jorge Ben Jor e Tim Maia, em show conhecido como Baile do Bem. A lista de atrações está disponível no site do Festival de Lençóis (www.festivaldelencois.com).