Hotelaria de Salvador segue em recuperação com ocupação média de 53,88% a 58,87% no 1T 2022

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Apesar do final do verão, a hotelaria de Salvador de março registrou Taxa de Ocupação Média de 53,88%, resultado semelhante ao do mês anterior e muito superior ao de março de 2021 (20,36%)

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências 


Destacam-se como as principais variáveis responsáveis pelo desempenho do primeiro trimestre de 2022 (58,87% de taxa de ocupação), muito superior ao do mesmo período do ano passado (39,04%): o avanço da vacinação, a melhora no quadro sanitário e a demanda reprimida por lazer, que vem motivando a progressiva volta dos voos domésticos.

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A Diária Média também vem aos poucos recuperando o valor perdido durante a pandemia, situando-se em R$ 410,30 ao considerar o conjunto dos hotéis da amostra, e R$ 306,30 sem contabilizar os hotéis de luxo. Já o Revpar (indicador ponderado da diária e taxa de ocupação) fechou o mês em R$ 221,09.

Embora ainda os indicadores de hotéis voltados para o público de lazer sejam melhores, pela primeira vez, desde o início da pandemia, não foram observadas diferenças significativas entre as taxas de ocupação de meio e finais de semana, demonstrando uma gradual retomada do público corporativo e de eventos.

Para Luciano Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Regional Bahia – ABIH-BA, a retomada dos eventos no Centro de Convenções está resgatando o turismo de negócio e trazendo novo fôlego para o turismo na capital baiana. “Os 16 eventos já realizados em Salvador no primeiro trimestre impactaram positivamente toda a cadeia turística, movimentando hotéis corporativos e de lazer. E até dezembro de 2022, o Centro de Convenções Salvador já tem 37 eventos confirmados e outros 42 em negociação, apontando para a recuperação da hotelaria, setor de importância estratégica para o turismo da cidade”.

Os números aqui divulgados são fruto da Pesquisa Conjuntural de Desempenho (Taxinfo), realizada pela ABIH, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – seções Bahia e Brasil. O levantamento é digital e os dados são fornecidos diariamente pelos hotéis ao Portal Cesta Competitiva. A média resultante constitui o indicador para avaliar a evolução da atividade de hospedagem na capital baiana.

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