IAG, proprietária da British Airways, compra Air Europa por 500 milhões de euros

Continua depois da publicidade

A dona da British Airways e da Iberia, International Airlines Group, concordou em comprar a espanhola Air Europa por 500 milhões de euros (US $ 606,7 milhões), depois que a pandemia cortou o preço pela metade e o IAG fechou um acordo para adiar o pagamento por seis anos.

Agências Internacionais com EDIÇÃO DO DIÁRIO


Segundo o acordo alterado, a Iberia, que está comprando a Air Europa em nome do IAG, não pagará os 500 milhões de euros até o sexto aniversário da conclusão da aquisição, disseram as empresas em um comunicado.

Veja também as mais lidas do DT

A pandemia COVID-19 revolucionou a indústria aérea desde que o negócio foi originalmente fechado em novembro de 2019, interrompendo a maioria das viagens internacionais.

A Air Europa foi apoiada por empréstimos da holding industrial estatal espanhola SEPI durante a crise.

No ano passado, o IAG disse que ainda queria comprar a Air Europa, mas suas finanças também foram apertadas e foi forçada a atrair investidores para 2,74 bilhões de euros, ao mesmo tempo que dispensou milhares de funcionários para sobreviver. Ela tem pressionado os vendedores Globalia por um corte de preço no Air Europa.

O novo negócio está condicionado à negociação satisfatória entre a Iberia e a SEPI sobre as condições não financeiras associadas aos empréstimos concedidos pela SEPI. Um jornal espanhol disse em dezembro que o adiamento daria à Air Europa tempo para reembolsar o pacote de ajuda estatal.

O ex-chefe da Iberia, Luis Gallego, é agora o presidente-executivo de todo o grupo IAG, tornando-o particularmente ciente do fundamento estratégico do acordo para o IAG: impulsionar o hub de Madrid com novas conexões para a América Latina e gerar sinergias de custos e receitas.

“Estou satisfeito por termos chegado a um acordo com a Globalia para adiar o pagamento até a recuperação esperada em viagens aéreas após o fim da pandemia e quando esperamos realizar sinergias significativas resultantes da transação”, disse Gallego no comunicado.

Dadas as atuais pressões de caixa devido à falta de viagens, o IAG disse que a saída de caixa líquida do negócio seria mínima em 2021.

O comunicado informa que a conclusão do negócio está prevista para ocorrer no segundo semestre de 2021 e que a aquisição estará sujeita à aprovação da Comissão Europeia.

As ações da IAG foram negociadas em alta de 0,5%, para 160 pence às 8h37 GMT.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade