segunda-feira, outubro 13, 2025
InícioEntrevistasIberostar, há 20 anos no Brasil, amplia presença nas Américas...

Iberostar, há 20 anos no Brasil, amplia presença nas Américas com novos investimentos

Distante de qualquer localidade de praia – o que viria a ser a sua vocação futura – o grupo espanhol Iberostar desembarcou no Brasil, há duas décadas, em águas fluviais, quando começou a operar o icônico hotel-navio de luxo na Amazônia: o Grand Amazon Expedition. Para marcar em grande estilo essa trajetória, durante a ABAV EXPO 2025, encerrada na sexta-feira (10), no Rio de Janeiro, a rede mostrou aos representantes do trade turístico a aposta no País e novos empreendimentos da bandeira Iberostar Hotels & Resorts, com destaque para países como Aruba, Estados Unidos e México. O Grupo Iberostar conta com 100 hotéis – de 4 e 5 estrelas – e está presente em 13 países.

por Cecília Fazzini, especial para o DIÁRIO, com edição

João Abegão, Diretor Comercial do conglomerado hoteleiro, ressaltou ao DIÁRIO DO TURISMO a importância das operadoras e agências de viagens como força de venda do produto e foco diário da equipe comercial, traçou os próximos passos do grupo e compartilhou novas aberturas de empreendimentos  destinados ao sucesso junto ao viajante brasileiro, pelas localidades em que estão instalados.

DIÁRIO DO TURISMO – Como avalia a ABAV EXPO 2025? Houve boa aproximação com o público profissional e parceiros?

João Abegão – Para nós, é muito positivo o fato da ABAV ser itinerante. Isso nos permite encontrar agentes de viagem de várias regiões do País a cada edição. No ano passado, por exemplo, em Brasília (DF), tivemos excelente resultado. O Centro-Oeste é um mercado muito importante para a Iberostar. Este ano no Rio, conseguimos nos aproximar ainda mais dos agentes do próprio estado, além de Minas Gerais e Espírito Santo. Em São Paulo, reforçamos o relacionamento com as agências da principal região emissora do Brasil.

DT –  Viu despontar algo diferente nesta edição da feira?

Abegão – Sim, sem dúvida. O turismo está em crescimento, e isso se reflete na feira. A inclusão de um pavilhão a mais já mostra a dimensão maior do evento. Também notei uma presença internacional mais forte do que em edições anteriores, que costumavam ter um perfil mais nacional. Isso é ótimo para o turismo brasileiro.

DT – A ABAV 2025 destacou como tema central a valorização do agente de viagens. A Iberostar também promove uma premiação anual para esse público, certo?

Abegão – Exatamente. Durante a feira, anunciamos a terceira edição do Star Agents Awards Brasil 2026, de 18 a 22 de junho, na República Dominicana, premiação voltada aos melhores agentes de viagens cadastrados na plataforma Star Agents. Hoje contamos com mais de 8 mil agentes ativos no Brasil, que acumulam pontos conforme as vendas realizadas. E a aproximação também acontece nas hospedagens oferecidas aos profissionais do trade. Só este ano, há registro de mais de mil reservas de agentes brasileiros em hotéis Iberostar pelo mundo. É uma forma de reconhecermos o trabalho deles e permitir que vivenciem nossos produtos como clientes — verdadeiros embaixadores da marca.

João Abegão, diretor comercial da Iberostar Hotels & Resorts, durante entrevista na ABAV Expo 2025, no Rio de Janeiro. - Foto: Cecília Fazzini / Diário do Turismo
João Abegão, diretor comercial da Iberostar Hotels & Resorts, durante entrevista na ABAV Expo 2025, no Rio de Janeiro. – Foto: Cecília Fazzini / Diário do Turismo

DT – Quais foram as principais novidades da Iberostar em 2025?

Abegão – Este é um ano muito importante para nós, pois celebramos 20 anos da chegada da Iberostar ao Brasil, com o lançamento do produto Grand Amazon Expedition. Continuamos comemorando esse marco durante todo o ano, já que é uma experiência única, tanto para a empresa quanto para o mercado nacional. Além disso, trouxemos grandes novidades, como a abertura do Joy Aruba by Iberostar, um hotel cinco estrelas, inaugurado no fim de 2024, com 240 suítes de frente para o mar. O destino tem obtido excelente aceitação entre os viajantes brasileiros.

 

“Só este ano, há registro de mais de mil reservas de agentes brasileiros em hotéis Iberostar pelo mundo. É uma forma reconhecermos o trabalho deles e permitir que vivenciem nossos produtos como clientes”, João Abegão – Diretor Comercial do Iberostar Hotels & Resorts

DT – A marca também retornou aos Estados Unidos?

Abegão – Sim. No final do ano passado, reabrimos nossa operação em Miami, com duas novas unidades: o Iberostar Waves Berkeley Shore e o Iberostar Waves Miami Beach, ambos na região mais turística daquela cidade. É um retorno muito importante, porque os Estados Unidos continuam sendo destino muito procurado pelos brasileiros.

DT – E quanto às expansões no México?

Abegão – Estamos prestes a inaugurar o Iberostar Selection Riviera Cancun, no próximo dia 1º de novembro. Será o nosso 12º hotel no México e o 11º na Riviera Maya. É um resort all inclusive da categoria Selection, voltado para famílias, com estrutura de alto padrão.

DT – E como se encontram as melhorias das estruturas dos resorts no Brasil?

Abegão – No Complexo Praia do Forte, na Bahia, concluímos diversas melhorias, principalmente nos restaurantes temáticos e áreas de lazer. Também inauguramos o Star Camp, espaço infantil com mais de 1.400 m² — o único da companhia com esse formato. Trata-se de uma estrutura que reforça nosso compromisso em oferecer experiências completas e inesquecíveis ao hóspede.

DT – O Grand Amazon Expedition é um produto único no portfólio da Iberostar. Qual a participação do mesmo nos negócios do grupo?

Abegão – É um produto muito especial, diferente de tudo o que fazemos. Simboliza o início da Iberostar no Brasil e completa 20 anos, em 2025. Representa um País diverso e desperta o interesse de viajantes do mundo inteiro. Sempre digo que toda pessoa que ama viajar deve, pelo menos uma vez na vida, conhecer a Amazônia — e essa experiência fluvial é oportunidade incrível de fazer isso com conforto e sustentabilidade.

DT – E a propósito da sustentabilidade, como a Iberostar vem atuando nesse terreno?

Abegão – Sustentabilidade é pilar essencial da nossa empresa. Temos cerca de 250 pessoas dedicadas exclusivamente a essa área em todo o mundo. Na Praia do Forte, por exemplo, operamos 100% com energia renovável. No Caribe, conduzimos projetos de restauração de corais em oito laboratórios, além de ações de preservação dos manguezais. Também garantimos que 92% dos peixes consumidos em nossos hotéis venham de fontes certificadas de pesca responsável. Nosso objetivo é ir além do turismo sustentável — queremos promover um turismo transformador, que desperte consciência ambiental nas pessoas.

João Abegão destacou a importância do agente de viagem e o fortalecimento da presença internacional da Iberostar - Foto: Cecília Fazzini / Diário do Turismo
João Abegão destacou a importância do agente de viagem e o fortalecimento da presença internacional da Iberostar – Foto: Cecília Fazzini / Diário do Turismo

DT – Há novas metas ou ações previstas nesse tema?

Abegão – Sim. Desde 2019 somos uma empresa livre de plásticos de uso único. Seguimos evoluindo dentro do programa Wave of Change, que define metas concretas para 2030 — entre elas, alcançar a neutralidade total de carbono em nossos hotéis. A responsabilidade social é outro tema relevante para o Iberostar. Trabalhamos muito próximos das comunidades nas regiões onde atuamos, especialmente na Amazônia. Temos parcerias com comunidades indígenas e projetos de integração que fortalecem o desenvolvimento local.

“Queremos promover um turismo transformador, que desperte consciência ambiental nas pessoas”, João Abegão – Diretor Comercial do Iberostar Hotels & Resorts

DT – E quanto ao planejamento de 2026, poderia antecipar o que vem pela frente?

Abegão – Vislumbramos um cenário muito positivo. O mercado brasileiro está viajando mais, tanto dentro do País, quanto para destinos internacionais como República Dominicana e México. Para a temporada de fim de ano, teremos uma programação especial na Bahia, com shows de Filhos de Jorge, Olodum e até mini trio elétrico. Buscamos sempre valorizar a cultura local e oferecer experiências autênticas aos nossos hóspedes. Essa proximidade com as comunidades é o que torna a Iberostar tão reconhecida no mercado brasileiro.

LEIA TAMBÉM:

Grand Amazon Expedition: uma experiência amazônica com valor e significado

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque