A Secretaria de Turismo de Ilhabela apresentará o calendário de eventos e atrações que movimentam a ilha ao longo do ano.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
O município paulista de Ilhabela, reconhecido nacionalmente por suas deslumbrantes paisagens naturais e praias paradisíacas, é um dos destinos confirmados no 19º Festival das Cataratas, que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de junho em Foz do Iguaçu (PR). A Secretaria de Turismo da cidade tem como objetivo divulgar o calendário de eventos e as opções de turismo marítimo, como a temporada de observação de baleias e eventos nas praias.
Veja também as mais lidas do DT
“Ilhabela é conhecida por suas praias paradisíacas, mas é muito mais do que um destino de praia. Nos definimos como um destino de natureza, já que 94% da ilha é coberta por Mata Atlântica. Temos atrativos ao longo de todo o ano, para os mais diversos públicos”, afirma Clara Viebig, diretora de Eventos e Promoção Turística de Ilhabela.
Ilhabela é uma presença constante nas edições da feira de turismo e negócios. Segundo Clara, esta é uma oportunidade anual para expandir o mercado e divulgar o turismo local, considerado a principal atividade econômica da cidade.
“Por meio do Turismo, geramos renda e empregos em Ilhabela. Em 2023, recebemos cerca de 1,8 milhão de turistas. A infraestrutura é completa, com quase 6.000 leitos em meios de hospedagem, que vão de pousadas simples a hotéis de luxo, além de quase 100 agências de receptivo. Ilhabela também é um importante porto de cruzeiros. Na última temporada, recebemos 70 navios, com passageiros nacionais e internacionais”, completou a diretora.
Turismo em Ilhabela
O planejamento da Secretaria de Turismo revela que Ilhabela possui um calendário com cerca de 70 eventos esportivos, culturais e gastronômicos que movimentam a ilha durante todo o ano.
Entre os principais eventos, está a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, realizada em julho, que é o maior evento de vela da América Latina. Entre junho e agosto, as baleias jubarte encantam os mares com suas acrobacias enquanto migram pela costa até a Bahia.
“Uma das grandes marcas do nosso evento é essa variedade de atrações e destinos apresentados. Dizemos sempre que o Festival das Cataratas é uma vitrine que reúne os interessados em fazer o turismo do Brasil crescer cada vez mais”, disse Paulo Angeli, idealizador do Festival.