Inclusão na LATAM: quase 50% dos tripulantes de cabine contratados pela empresa são negros

Continua depois da publicidade

Inclusão na LATAM: companhia está comprometida em construir uma aviação cada vez mais profissional e diversa, encerrando os seis primeiros meses do ano com 438 novos comissários de voo contratados no Brasil

Focada em construir uma aviação mais profissional e diversa, companhia também privilegia a diversidade geográfica e contratou 32% dos comissários de fora da região Sudeste

Em nota enviada ao DIÁRIO, empresas aérea informa que está comprometida em construir uma aviação cada vez mais profissional e diversa, e encerra os seis primeiros meses do ano com 438 novos comissários de voo contratados no Brasil. “Com um processo seletivo inovador e que busca ampliar oportunidades para pessoas de todo o País, a companhia registrou no quadro de contratações de tripulantes deste período mais de 46% de representatividade negra, 32% de residentes fora da região Sudeste do Brasil e 1% de pessoas transgêneras”, diz o comunicado.

Veja também as mais lidas do DT

Além da diversidade, a LATAM informa que tem valorizado seus talentos internos interessados na carreira de comissário. Do total de novos contratados, mais de 40% são resultado de promoções internas de funcionários da própria companhia.

“Estamos muito contentes com todas essas contratações e o que elas significam para a LATAM. Aos poucos, estamos rompendo com os estereótipos que a profissão de comissário carregou por muito tempo”, afirma Diogo Carvalho, gerente de Tripulação de Cabine na LATAM Brasil. “O nosso foco é estabelecer uma aviação cada vez mais orientada pelo profissionalismo, segurança e diversidade”, finaliza o executivo.

Agora, a LATAM conta com um total de 4.789 tripulantes de cabine em sua operação brasileira e prevê contratar outros 270 profissionais entre julho e dezembro, finalizando 2024 com mais de 700 novos comissários.

Inclusão na Latam
Alif faz parte dos quase 50% de tripulantes de cabine negros contratados pela LATAM Brasil neste ano (Crédito: divulgação Latam)

Sonhos inspirados

Alif faz parte dos quase 50% de tripulantes de cabine negros contratados pela LATAM Brasil neste ano. Natural de Porto Velho, Rondônia, tem 29 anos de idade e vive há 11 anos em São Paulo.

Nos anos 80, seu pai foi mecânico de duas grandes companhias aéreas que não estão mais no mercado e sempre contou suas experiências ao filho com muito brilho nos olhos, o que incentivou Alif a querer ingressar no mundo da aviação.

Da instrução para o voo

Ronaldo Stracieri está há 17 anos na LATAM e iniciou a sua carreira como bombeiro civil. Em 2011, passou a ser instrutor, lecionando aulas de primeiros socorros, brigada de incêndio, saúde e segurança, segurança na operação de empilhadeiras e trabalho em altura e espaço confinado. A partir da convivência diária com tripulantes de cabine e por incentivo de amigos, em 2022 começou o curso de comissário para também fazer parte do grupo de voo, considerando essa uma transição natural em sua carreira.

Aos 43 anos de idade, Ronaldo realizou neste ano o processo seletivo de migração interna, foi aprovado e hoje faz parte dos mais de 430 comissários contratados pela LATAM no primeiro semestre de 2024.

Inclusão Latam
Ronaldo Stracieri está há 17 anos na LATAM e iniciou a sua carreira como bombeiro civil (Crédito: arquivo pessoal)

Processo seletivo mais inclusivo 

Uma das mudanças implementadas pela LATAM para garantir processos seletivos mais diversos e inclusivos diz respeito à exigência do idioma (inglês ou espanhol), que deixou de ser obrigatória e passou a ser desejável para o cargo de comissário(a) de voo. A companhia continuou a aplicar o teste de idiomas para mapeamento, mas os critérios para a escolha dos candidatos são agora totalmente baseados em outras capacidades técnicas para exercício da função e em suas competências comportamentais. Outra iniciativa é a realização do processo seletivo 90% de forma online, com apenas exames e entrevista final ocorrendo presencialmente próximos ao candidato. Isso contribui para que pessoas de todos os estados possam se candidatar e participar das etapas sem a necessidade de deslocamento até São Paulo, como era feito anteriormente. 

Os requisitos mínimos exigidos para ser tripulante de cabine da LATAM Brasil, vale lembrar, são: ter 18 anos e ensino médio completos, desejável formação no curso de comissário de voo com aprovação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), com CCT (Certificado de Conhecimento Teórico) – que é o código ANAC – e CMA (Certificado Médico Aeronáutico) válidos.

Inclusão na Latam
A LATAM realizou mais de 3 mil contratações no Brasil em 2023 (Crédito: divulgação)

Contratações em 2023

A empresa também informa que realizou mais de 3 mil contratações no Brasil em 2023, em áreas como Aeroportos, Cargas, Manutenção, Tripulação, entre outras. A companhia avançou em diversidade para melhor representar a sociedade brasileira em seu quadro, ampliando significativamente a contratação de pessoas plurais, com foco em mulheres, pessoas negras, LGBTQIAPN+ e Pessoas com Deficiência (PcD). Dentre os funcionários que foram contratados na LATAM nos últimos 2 anos, a companhia alcançou um nível de representatividade de pessoas LGBTQIAPN+ que reflete as porcentagens presentes na sociedade, a exemplo o quadro de pessoas transgêneros, próximo de 2% desse volume.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade