Indústria aérea: riscos aumentam após o fechamento do espaço aéreo da Ucrânia

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As consequências para a indústria da aviação global da invasão russa da Ucrânia estão se espalhando além do fechamento do espaço aéreo sobre a zona de conflito à medida que companhias aéreas, locadores e fabricantes enfrentam riscos crescentes de fazer negócios com a Rússia.

REUTERS com edição do DIÁRIO


A Japan Airlines cancelou seu voo de quinta-feira à noite para Moscou, citando potenciais riscos de segurança, enquanto a Grã-Bretanha fechou seu espaço aéreo para companhias aéreas russas, incluindo a Aeroflot.

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O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy prometeu nesta sexta-feira (25) permanecer em Kiev enquanto suas tropas lutavam contra invasores russos avançando em direção à capital no maior ataque a um Estado europeu desde a Segunda Guerra Mundial.

O espaço aéreo na Ucrânia, Moldávia, partes da Bielorrússia e no sul da Rússia perto da fronteira com a Ucrânia foi fechado quando a invasão começou na quinta-feira, dando às companhias aéreas uma gama mais estreita de opções de rotas.

A Emirates disse que fez pequenas mudanças no roteiro de Estocolmo, Moscou, São Petersburgo e alguns voos dos EUA que foram atingidos pelo fechamento do espaço aéreo, levando a tempos de voo um pouco mais longos.

O site de rastreamento de voos FlightRadar24 disse que os voos da British Airways e da Virgin Atlantic da Índia e Paquistão para Londres que normalmente sobrevoavam a Rússia estavam agora seguindo uma rota sul que evitava o espaço aéreo russo.

A OPSGROUP, uma cooperativa da indústria da aviação que compartilha informações sobre os riscos de voo, disse que qualquer aeronave que viaje pelo espaço aéreo russo deve ter planos de contingência para o espaço aéreo fechado devido a riscos ou sanções.

A autoridade de aviação da Rússia disse que se reservou o direito de responder à proibição de voos da Grã-Bretanha com medidas semelhantes, informou a agência de notícias TASS nesta sexta-feira.

O conselho de governo da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO), um órgão das Nações Unidas, discutirá o conflito com a Ucrânia em uma reunião na sexta-feira, disse um porta-voz.

Como as companhias aéreas avaliaram os riscos do espaço aéreo, elas também foram atingidas por um aumento nos preços do petróleo para mais de US $ 105 por barril pela primeira vez desde 2014 como resultado do conflito. Isso eleva os custos operacionais em um momento em que a demanda de viagens permanece baixa por causa da pandemia.

Analistas da Jefferies disseram que as companhias aéreas europeias também provavelmente sofrerão um impacto de longo prazo na demanda à luz do conflito, apontando para uma queda de 27% nas viagens da União Europeia para a Ucrânia e Rússia durante o período de dois anos após a Rússia anexar a Crimeia em 2014.

Os chefes da aviação também estão preocupados com o impacto nas negociações com as empresas russas. As sanções podem interromper os pagamentos a empresas de leasing e afetar o fornecimento de peças de aeronaves.

As empresas russas têm 980 jatos de passageiros em serviço, dos quais 777 estão alugados, de acordo com a empresa de análise Cirium. Destes, dois terços, ou 515 jatos, com um valor de mercado estimado em cerca de US $ 10 bilhões, são alugados de empresas estrangeiras.

O mercado interno da Rússia tem sido um dos melhores desempenhos do mundo durante a pandemia, com capacidade de queda de apenas 7,5% nesta semana em comparação com a mesma semana de 2020, de acordo com a empresa de dados de viagens OAG.

O governo Biden anunciou grandes restrições de exportação contra a Rússia na quinta-feira, restringindo seu acesso a mercadorias, incluindo peças de aeronaves.

As medidas, no entanto, incluem moldes para a tecnologia necessária para a segurança de voo, elevando a perspectiva de que o impacto para o espaço aéreo poderia ser limitado em vez de amplo.

Eric Fanning, executivo-chefe da Associação das Indústrias Aeroespaciais com sede nos EUA, disse que a indústria estava revisando as restrições.

“Notavelmente, acreditamos que as sanções e as atividades de controle de exportação não devem prejudicar a necessidade de manter a segurança de voo das aeronaves comerciais”, disse ele.

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