A Infraero inaugurou na última sexta-feira (1º), a Central de Resíduos Sólidos (CRS) do Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva. A nova instalação, numa área de 2,78 mil m², vai armazenar cerca de 20 toneladas de resíduos gerados por mês por passageiros e demais frequentadores do aeroporto, dando a correta destinação a esses materiais.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
A estrutura conta com área para armazenamento de contentores da Infraero, concessionários e companhias aéreas que operam no aeroporto. Neste local, o resíduo chega separado de acordo com a sua classe (reciclável, orgânico e infectante) e permanece temporariamente armazenado até que ocorra a coleta para destinação final.
Investimento
A construção da central recebeu investimento de R$ 1,25 milhão e contou com o acompanhamento da Anvisa, o que possibilitou a construção de uma instalação capaz de atender aos voos domésticos e internacionais, garantido o armazenamento em conformidade com o regramento ambiental e sanitário. “Nós estamos prontos para atender a indústria da aviação com excelência e responsabilidade ambiental. Com essa nova Central e os processos a ela relacionados, o Aeroporto Santa Genoveva evolui seu gerenciamento de resíduos e melhora suas práticas relacionadas ao tema, avalia o superintendente do aeroporto, Antônio Erivaldo Sales.
Veja também as mais lidas do DT
A Infraero já se reuniu com as empresas que atuam no aeroporto para orientar sobre os procedimentos que serão adotados. A coleta interna será feita duas vezes ao dia e a remoção, para destinação final em aterro sanitário, ocorrerá uma vez ao dia por meio de empresa contratada pela Infraero.
Companhias
Com capacidade de atendimento de 6,5 milhões de passageiros por ano, o Santa Genoveva conta com operações de cinco companhias aéreas: Azul, Gol, Avianca, Passaredo e Latam. As rotas ligam a capital goiana a destinos como Brasília (DF), Confins (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Guarulhos (SP), São Paulo (Congonhas), Campinas (SP), Navegantes (SC), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Uberlândia (MG) e Araguaína (TO).