Das agências com edição do DT
O projeto de implantação do Centro de Serviços Compartilhados da Infraero foi vencedor do 22º Concurso Inovação no Setor Público. A ação foi promovida pela Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A entidade ganhou na categoria “Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Federal”.
No dia 26 de novembro, o prêmio foi recebido pelo presidente da estatal, Antônio Claret de Oliveira, e pela equipe da Superintendência de Gestão Estratégica da empresa.
Veja também as mais lidas do DT
Única estatal premiada, a INFRAERO concorreu com outros 30 finalistas. A entrega ocorreu dentro da programação da 4ª Semana de Inovação em Gestão Pública. O tema de destaque do evento foi “Serviço Público para o Futuro”.
O encontro é promovido pelas seguintes entidades:
- Ministério do Planejamento
- Ministério de Desenvolvimento
- Ministério de Gestão (MP)
- Tribunal de Contas da União (TCU)
- Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
- Enap
- Flaso Brasil, com o apoio de instituições, países e empresas
Centro de Serviços Compartilhados
O Centro de Serviços Compartilhados integra um conjunto de ações que faz parte de um movimento de reestruturação organizacional. O objetivo é a busca de um novo posicionamento de mercado e de sustentabilidade da Infraero.
A iniciativa promoveu a concentração dos serviços de apoio ao negócio, tanto técnicos quanto administrativos, em uma única localidade, com o objetivo de compartilhá-los entre as unidades de negócios da empresa, reduzindo a burocracia e o tempo de resposta em assuntos estratégicos.
Antônio Claret de Oliveira ressalta que ao centralizar e padronizar esses procedimentos, a Infraero, além de gerar uma redução média de gastos de R$ 28 milhões por ano, caminha firmemente na execução de seu Plano Estratégico. Dessa forma, o prêmio é o reconhecimento desse trabalho de modernização e de adoção de melhores práticas de mercado.
O Concurso Inovação no Setor Público é promovido anualmente, desde 1996, pela Enap. A premiação valoriza as equipes de servidores públicos que dedicam-se a repensar atividades cotidianas por meio de pequenas ou grandes inovações que gerem melhorias na gestão das organizações e políticas públicas, contribuam para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população e tornem mais eficientes as respostas do Estado diante das demandas da sociedade.
Outras conquistas
Em outubro deste ano, a INFRAERO foi reconhecida como melhor Empresa Pública da Década, com o prêmio Latin American Sales Personality Awards (LASPA), oferecido pelo grupo Global Council of Sales Marketing (GCSM). Com uma rede de 55 terminais, a operadora de aeroportos está entre as três maiores do mundo e conta com serviços que atendem a padrões internacionais de segurança, conforto e qualidade.
Além disso, no primeiro semestre de 2018, a empresa alcançou o nível máximo no índice de governança das estatais, o IG-SEST. O índice avançou 110% em menos de 6 meses. Com isso, agora integra o Nível 1 de governança, tendo conquistado a maior evolução entre todas as estatais avaliadas. Para alcançar esse grau, foram implementadas 35 ações focadas na governança.