O Itaipu Parquetec deu início à etapa de pré-incubação e pré-aceleração do Programa Futurismo, iniciativa criada para impulsionar soluções inovadoras e sustentáveis no turismo. Ao todo, 29 startups foram aprovadas para a terceira fase: 17 em pré-aceleração e 12 em pré-incubação.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias
Segundo o Itaipu Parquetec, os projetos selecionados foram avaliados pelo alinhamento aos desafios propostos, viabilidade de execução e potencial de impacto no setor turístico. A primeira etapa consistiu na análise de admissibilidade e a segunda na avaliação de mérito. Agora, as startups iniciam a fase de capacitação até chegarem ao Demoday, quando apresentarão seus resultados para uma banca avaliadora.
As aprovadas terão acesso a mentorias, laboratórios e apoio técnico no Smart CTI – ambiente de testes do Complexo Turístico Itaipu, além de visibilidade para investidores e parceiros. O programa também prevê aporte financeiro de até R$ 100 mil para as selecionadas na fase de aceleração e até R$ 20 mil para a fase de incubação.
Turismo e inovação lado a lado
Na abertura, realizada no dia 25, o diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites, destacou a importância do momento. “Para nós é um marco significativo. A partir de agora, vocês fazem parte dessa história, porque o Turismo Itaipu alcança um novo patamar graças ao envolvimento e à participação de todos”, afirmou.
Benites lembrou que o turismo integra a trajetória do Itaipu Parquetec desde 2007, com a gestão do Complexo Turístico Itaipu, reconhecido pela Organização Mundial do Turismo como referência em sustentabilidade. Ele ressaltou que toda a receita obtida com a venda de ingressos é reinvestida no território.
“Essa é a essência do que vivenciamos agora: fomentar empresas em uma lógica de desenvolvimento regional”, pontuou.
Empreendedorismo conectado ao território
Para o diretor de negócios e empreendedorismo, Eduardo de Miranda, o início das trilhas representa um marco. O processo recebeu 71 inscrições, das quais 29 foram selecionadas.
“Hoje começamos um trabalho de acompanhamento dessas startups e de suas ideias. O Centro de Empreendedorismo, por meio da Incubadora Santos Dumont, fará esse acompanhamento em conjunto com a área de Turismo”, explicou.
Ele acrescentou que o objetivo é criar soluções que possam ser aplicadas diretamente em operações como o Mercado Público Barrageiro, dentro do Complexo Turístico Itaipu. “Nosso desafio é conectar o turismo e o empreendedorismo ao desenvolvimento do território”, concluiu.

Startups aprovadas
Pré-aceleração (17):
Stickin
Global Tecnologia
MOV Dinâmicas e Treinamentos
Fubá Educação Ambiental
My Ploy – Pernas pra que te quero
Vent Digital
Flori Tech
Magus
Pix Force
LivePlanet Desenvolvimento de Software Ltda
Neuro Senses
TCX
TripCart
Vidya Technology
Smart Composer VR
iTour
Getter
Pré-incubação (12):
Lusiani Ferreira de Borba Turismo Náutico Ltda
Ver-ti Mobilidade Urbana Ltda
Jauser Pereira de Miranda Júnior
Gloube Negócios Digitais Ltda
Cabratech Inova Simples (I.S.)
Instituto Mellius Inova Simples (I.S.)
Quest Urb
Natanael dos Santos – Complexo de Realidade Virtual Cambuí Online Inova Simples LTDA
Natu Inova Simples (I.S.)
José Henrique Rocha da Silva
LiveTour Cultural Ltda
Tourisme Ltda
Palestra internacional sobre o futuro do turismo
A abertura também contou com a participação da consultora internacional Marta Poggi, especialista em inovação e tendências no turismo, que já realizou mais de 400 palestras e 85 treinamentos no Brasil e em outros 12 países.
Sobre o Futurismo
O programa é estruturado em cinco eixos: fluxo de visitantes, mobilidade, tecnologias para experiência turística, descarbonização e oportunidades de inovação. O objetivo é apoiar projetos que possam transformar o turismo brasileiro por meio da inovação e da sustentabilidade.
Saiba mais no site oficial da Itaipu Parquetec.