A campanha “Protagonistas Italianos” usa influenciadoras para divulgar sete cidades símbolos de estilo de vida, moda, família e pais, gastronomia e literatura para público potencial de dois milhões de jovens viajantes
por Amadeu Castanho*
A Enit – Agência Nacional de Turismo da Itália criou uma campanha de marketing para realçar a beleza do país e torná-lo mais próximo e atraente para os jovens. Batizada de #ProtagonisteItaliane, a campanha usou seis grandes influenciadoras que usaram seus perfis nas mídias sociais para divulgarem sete importantes destinos turísticos italianos: Milão, Roma, Florença, Matera, Nápoles, Parma e Perúgia.
Com seus posts Francesca Crescentini di Tegamini, Rocío Muñoz Morales, Francesca Rocco, Irene Colzi, Ilaria Di Vaio e Fiore Manni promoveram destinos que são sinônimos de cultura, arte, moda, gastronomia e estilo de vida, além de cidades dedicadas à sustentabilidade. Segundo a agência, as postagem destacam destinos e experiências especiais para descobrir e redescobrir joias preciosas escondidas em algumas das principais cidades italianas.
Mercado interno
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Esta é a primeira campanha da Enit Italia voltada para a própria Itália, buscando valorizar o país aos olhos dos viajantes domésticos e marca um caminho de consolidação da colaboração com autarquias e regiões que têm contribuído para a concretização das experiências, proporcionando uma rede de realidades culturais e artísticas de elevado valor e simbolismo.
O objetivo da campanha é desenvolver uma narrativa das belezas italianas através do olhar de influenciadoras que, de diversas formas, conseguem interceptar um público sensível a essas questões e transmitir a sensação de beleza e proximidade entre os grupos mais jovens.
O foco da iniciativa é apresentar a alma das cidades envolvidas a partir de novos pontos de vista, através de cada experiência. As verdadeiros protagonistas dessas histórias, portanto, são as cidades, cada uma com sua identidade, assim como as influenciadoras.
De acordo com o escritório de pesquisa da Enit, na era pré-Covid as atividades culturais nas cidades de arte movimentaram mais de 56% dos gastos dos viajantes internacionais na Itália que representam metade dos visitantes do país. Assim, a primeira motivação de viagem para os turistas estrangeiros na Itália são as atividades culturais.
Turismo cultural ajuda pequenas cidades a crescer
Mas a cultura não está apenas nas grandes cidades da arte, já que os principais sítios da Unesco estão concentrados em pequenas cidades, que com isso que evitam desaparecer e até se repovoam de turistas.
Graças a isso, o volume de visitantes em pequenas cidades estás crescendo exponencialmente. Cidades e aldeias que em 2014 acolheram um máximo de 2 mil visitantes, em 2019 já recebiam mais de 10 mil e 5,6 por cento dos municípios que antes recebiam 1 mil chegaram depois a mais de 100 mil.
Segundo Giorgio Palmucci, presidente da Enit, o projeto Protagonistas Italianos contribui para o crescimento sustentável, o desenvolvimento de destinos menos conhecidos e a diminuição da sazonalidade, buscando estender a temporada turística ao longo do ano.